UFMG recruta jovens para pesquisa de prevenção da AIDS

Estudo conta com apoio da OMS e do Ministério de Saúde

A pesquisa PrEP Adolescente, da Faculdade de Medicina da UFMG, está recrutando jovens homossexuais e trans, de 15 a 19 anos, com objetivo de desenvolver novas formas de prevenção e controle da AIDS, nesse caso, em pessoas em tratamento. O estudo, desenvolvido no Centro de Referência da Juventude em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, busca reunir 200 voluntários, até novembro de 2019. Para agendar uma primeira consulta e obter mais informações, basta entrar em contato pelo número: (31) 9 9726-9307.

A pesquisa Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (Prep) Adolescente, financiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, é desenvolvida, simultaneamente, em três Universidades brasileiras: UFMG, UFBA e USP.  A pesquisa foi implantada no mês de junho de 2019, com objetivo de certificar a aceitabilidade e implicações do medicamento Prep entre os jovens. Segundo Unaí Tupinambás, subcoordenador da pesquisa, o índice de prevalência da doença tem crescido 8% ao ano na população homossexual e trans, caracterizada como a mais vulnerável de contrair a doença.

Os voluntários têm opção de escolher participar com ou sem o uso da medicação. Aqueles que escolhem o tratamento medicamentoso serão acompanhados durante dois anos para que os médicos analisem a prevalência da HIV e como o corpo do jovem esta lidando com o remédio ofertado. O professor ressalta que o medicamento age somente na prevenção da doença e não tem por objetivo imunizar os pacientes ao HIV. Segundo ele, o medicamento não funciona como uma vacina e deve ser utilizado diariamente. Por outro lado, aqueles que optam por não receberem a Prep recebem preservativos, participam de rodas de conversas e fazem exames periódicos para detecção da AIDS e outras DSTs, numa tentativa de controlar a doença. Segundo Unaí Tupinambás, qualquer um dos participantes pode se desligar da pesquisa a qualquer momento.

Unaí Tupinambás esclarece que os resultados da pesquisa serão um passo importante para a formulação de políticas públicas para essa população vulnerável, até então, excluída do Sistema Público de Saúde. Além disso, o estudo busca a expansão da oferta do medicamento testado, atualmente disponibilizado para pessoas acima de 18 anos com risco acrescido de infecção, com a finalidade de ampliar métodos de prevenção à doença.

Equipe: Frederico Gandra (produção e reportagem), Antônio Soares (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Pablo Nogueira (edição de conteúdo).