UFMG reforça necessidade de ações de prevenção da covid-19

Nota à comunidade detalha cuidados necessários neste momento em que cresce o número de casos da doença no Brasil

Vacinação massiva da população é uma das medidas recomendadas
Complemento do esquema vacinal é uma das medidas recomendadas Rosânia Felipe | Escola de Enfermagem da UFMG

Motivada por alertas de entidades científicas e sanitárias sobre aumento significativo de casos de covid-19, a UFMG reforça a necessidade imediata de ações de prevenção como complementação do esquema vacinal, isolamento de casos suspeitos ou confirmados da doença e uso de máscaras.

Em nota divulgada à comunidade universitária nesta quarta-feira, dia 16, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira lembram que o crescimento do número de casos é provocado pela circulação da subvariante Ômicron BQ.1 e de outras variantes do vírus Sars-CoV-2. O texto também registra que a recomendação de prevenção segue avaliação do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG, com endosso de comissão do Conselho Universitário.

O documento reforça a importância de a comunidade seguir o protocolo de gestão de pandemia na UFMG – que inclui o sistema de registro MonitoraCovid e o serviço de orientação Telecovid-19, no Hospital das Clínicas – e informa sobre a unidade de testagem rápida na Faculdade de Farmácia.

“A UFMG segue atenta ao quadro epidemiológico e pronta para agir em caso de mudança de cenário, com cuidado e respeito à vida e à dignidade de todas as pessoas, princípios que têm pautado nossa conduta durante toda a pandemia”, conclui o texto.

Leia a nota, na íntegra.