UFMG repete bom desempenho em avaliação que mede visibilidade na internet

Primeira entre as federais, terceira no Brasil e quarta na América Latina, Universidade manteve colocações recentes no Ranking Web of World Universities

O perfil no Instagram é uma das formas de presença da UFMG na web
O perfil no Instagram é uma das formas de presença da UFMG na web Imagem: Redes Sociais UFMG

A UFMG é a primeira entre as universidades federais, a terceira no Brasil e a quarta na América Latina na primeira edição de 2024 do Ranking Web of World Universities, também conhecido como Webometrics. O objetivo principal da classificação é avaliar e ranquear instituições de todo o mundo com base em sua presença e em seu impacto na internet e nas redes digitais.

Esses resultados repetem o desempenho de um ano atrás. Na lista global, a UFMG ficou na 280ª posição, mesma faixa da edição publicada em janeiro de 2023. O Webometrics avalia mais de 31 mil instituições.

O ranking foi criado em 2004 pelo Laboratório de Cibermetria do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha. Além do impacto online (Visibilidade), com peso de 50%, a classificação considera também os critérios da Transparência (ou abertura, com peso de 10%), em que se mede a quantidade de pesquisadores citados pelos principais autores (a fonte é o Google Scholar), e Excelência (40%), em que é avaliada a qualidade da produção acadêmica. Nesse último caso, é medido o número de trabalhos citados entre os 10% mais citados em cada uma das 27 disciplinas do banco de dados Scimago (na atual edição, o intervalo considerado é 2018-2022).

Correspondência com a dinâmica dos campi
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida celebra o desempenho da Universidade. “É gratificante constatar que a UFMG tem mais uma vez reconhecida sua excelência, e nesse caso com grande peso para um critério que não está entre os priorizados pelos rankings tradicionais. Esse resultado já reflete o investimento da instituição e da comunidade acadêmica na interação no universo da web”, afirma Sandra, ressalvando que a UFMG não pauta sua gestão e suas iniciativas pelos rankings, tendo em vista que eles não traduzem em plenitude a atuação das universidades.

“O Webometrics mostra a UFMG consistente nas diferentes dimensões. O impacto no fluxo da web é um aspecto inovador que guarda correspondência com a dinâmica da vida nos campi”, afirma o diretor para Governança de Dados Institucionais da UFMG, professor Dawisson Belém Lopes. Ele destaca que a UFMG tem se posicionado nesse ranking entre as instituições que compõem a lista de 1% mais bem classificadas.

Renovado a cada seis meses, o Webometrics utiliza algoritmos e técnicas de análise da web para coletar e processar informações sobre as universidades, incluindo a quantidade de páginas indexadas, o número de links externos que direcionam para os sites das instituições e a visibilidade de suas publicações acadêmicas em repositórios online e em mecanismos de busca.

A UFMG foi classificada em posições melhores que a sua média (280) nos critérios Visibilidade (176) e Transparência (278). À frente da UFMG, entre as latino-americanas, estão a USP, a Universidad Nacional Autónoma de México e a Unicamp.

Itamar Rigueira Jr