Extensão

UFMG reinventa-se em tempos de isolamento imposto pela Covid-19

Diversas iniciativas são instauradas no âmbito dos programas e projetos de extensão, na programação cultural e na oferta de cursos para a comunidade

Atividades são realizadas com auxílio, principalmente, da tecnologia e das ferramentas de redes sociais
Atividades são realizadas com auxílio, principalmente, da tecnologia e das ferramentas de redes sociais Lucas Braga / UFMG

Mesmo em necessário período de isolamento social para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a UFMG não parou e oferece diversas atividades para serem realizadas a distância.

As iniciativas alcançam as áreas de saúde, divulgação científica, educação a distância, difusão cultural e entretenimento e ajudam a comunidade acadêmica e a sociedade a enfrentar esse momento de recolhimento. Conheça algumas delas:

Divulgação científica

Cerca de 40 cientistas, jornalistas, alunos e professores do curso de especialização em Comunicação Pública da Ciência formaram uma força-tarefa de combate à Covid-19 e às fake news. Eles se mobilizam com informações úteis e dicas claras e simples em seus perfis nas redes sociais e nas redes sociais do Amerek: Instagram, Facebook e Twitter.

O Programa UFMG Jovem, que tem o objetivo de promover a aproximação entre a Universidade e a educação básica, vem mantendo atuação intensa durante a quarentena. Em seus perfis no Instagram e no Facebook, são divulgados, diariamente, reportagens e vídeos com informações e recomendações atualizadas sobre a pandemia da Covid-19, com ênfase nas iniciativas da UFMG e sugestões de atividades para fazer em casa.

Na mesma linha, o projeto Universidade das Crianças aproveita o momento de isolamento para promover conhecimento e interação com o público infantil no Instagram e no YouTube.

Aulas on-line

O Face Educa, projeto de extensão da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, posta vídeos no YouTube com conteúdo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante o período de quarentena, o cursinho popular disponibiliza videoaulas, aulas ao vivo e atividades de interação com os participantes. As atividades do programa podem ser acompanhadas no canal do Face Educa no YouTube.

O projeto TV Dental News também usa seu canal no YouTube como plataforma de divulgação acerca do vírus para profissionais e estudantes da área de saúde bucal.

Cursos a distância

A UFMG oferta os seguintes cursos on-line:

Manejo clínico dos pacientes infectados com Covid-19 em unidades de terapia intensiva: a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem realizam curso gratuito EAD sobre o manejo clínico de pacientes infectados com Covid-19 em UTIs (clique para se inscrever). Essa á primeira ação do tipo no Brasil, por isso há inscrições de interessados de todas as regiões. Mas não há limite de vagas, e o curso terá oferta contínua enquanto houver procura. 

Profissionais que atuam nas UTIs serão capacitados a distância
Profissionais que atuam nas UTIs serão capacitados a distância HC-UFMG / Ebserh

Teoria democrática, políticas públicas e participação: as inscrições estão abertas, e as aulas, na plataforma Google Classroom, são inteiramente gratuitas. O curso integra a série de atividades a distância promovida pelo laboratório Projeto Democracia Participativa (Prodep), vinculado ao Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT). O objetivo da formação é propor a atualização de discussões transversais tendo a democracia como eixo. Os interessados podem escolher entre cinco temas: Novas tendências na teoria democráticaTerra e democracia, Teoria feminista e democraciaIntrodução à avaliação de políticas públicas e Burocracia e implementação de políticas públicas.

Aprendizagem significativa e tecnologias educacionais: curso de extensão on-line e gratuito ofertado pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG). Nesta edição, foram abertas 60 vagas, distribuídas por sorteio. As inscrições estão encerradas, e o resultado final já foi divulgado aqui. A capacitação, que será ministrada de 17 de abril a 15 de maio, é destinada a professores da educação básica. Mais informações podem ser obtidas em @ceaste.ufmg ou solicitadas pelo e-mail ceast.ufmg@gmail.com.

Introdução à computação para bioinformática: o curso de extensão a distância do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG recebe inscrições até 14 de abril. As aulas serão gravadas de 15 de abril a 15 de junho, porém algumas sessões ocorrerão ao vivo, por videoconferência, em datas a serem marcadas com a turma. O estudante precisa se dedicar ao curso por aproximadamente 40 horas, o que inclui acompanhar as aulas, ler o material e resolver os exercícios propostos. Todo o material de apoio ao curso será fornecido em formato digital. Os participantes receberão certificado.

Para além deles, o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) também oferece quatro cursos gratuitos sobre o tema: Introdução à Educação a DistânciaNoções Básicas de Direitos AutoraisIntrodução à Acessibilidade na EaDIntrodução à Webconferência na EaD. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 13 de abril por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site do Caed, onde também estão listadas outras ações promovidas durante o período de isolamento social.

Cursos de idiomas

O Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG (Cenex Fale) iniciará as aulas de todos os cursos de idiomas no ambiente virtual, a partir de 13 de abril. As inscrições já foram encerradas. As comunicações com os alunos estão sendo feitas pelo e-mail cenexidiomas@letras.ufmg.br.

Atividades culturais 

A Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG exibiu, na última quarta-feira, 1º de abril, uma leitura dramática de Meus lábios se mexem, primeiro roteiro de teatro adulto escrito por Jorge Furtado. Um bate-papo ao vivo com os atores da peça complementou a exibição.

O vídeo, produzido em parceria com o Sindicato dos Professores de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), será disponibilizado no canal da Diretoria de Ação Cultural no YouTube. A ideia é repetir a experiência mensalmente como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. 

"Teatro Hangout": produção do Balbúrdia Atores Associados para driblar o distanciamento da quarentena Instagram / DAC

Desde o final de março, o Projeto Serelepe, vinculado à Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, também está experimentando nova modalidade de apresentação. Em seu canal no YouTube, estão sendo postadas as brincadeiras do Brinquedorias, espetáculo que reúne jogos tradicionais com música e movimentos. "Você pode brincar até cansar", diz a descrição da iniciativa.

E, para quem precisa atualizar a lista de livros e filmes para a quarentena, a Faculdade de Direito da UFMG preparou série especial de postagens nas redes sociais. O canal Para ficar em casa, postado diariamente, reúne indicações de livros e filmes feitas pelos professores da unidade. As recomendações são acompanhadas de resumo e, em alguns casos, de comentários dos responsáveis pelas indicações.

Além disso, será apresentado, uma vez por semana, o Home office, que oferece dicas de organização de trabalho e estudos em casa, e o quadro Direito é música, conduzido pela professora Mônica Sette Lopes. O programa vai ao ar diariamente, às 12h, no Vetuscast, nas plataformas de streaming.

Para acompanhar, siga Instagram, Facebook, Twitter e Vetuscast (SoundCloud ou Spotify).

Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG promove várias ações para o período de distanciamento. Uma delas, a Gincana do conhecimento virtual, aberta a todos os públicos, ocorre de segunda a sexta-feira, no Instagram, com perguntas, desafios e tutoriais de brincadeiras. A cada sexta-feira, um concurso cultural premia o internauta que melhor responder à proposta daquela semana com brindes especiais do museu, que serão entregues após a reabertura.

Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, atualmente fechado para visitação
Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, atualmente fechado para visitação Lucas Braga / UFMG

O sábado é dedicado ao Libras virtual, nas redes sociais do museu: Instagram, Facebook e Twitter. Os internautas podem acompanhar a atriz e intérprete Dinalva Andrade contando histórias sobre as Cosmogonias, atividade que integra a exposição de longa duração do museu, Demasiado humano. Além disso, são publicados vídeos que ensinam o alfabeto em Libras e termos específicos.  

A partir de 8 de abril, será realizado o Clube do livro Guimarães Rosa, para estudo da obra do escritor. As sessões serão sempre às quartas-feiras, das 17h às 19h. A mediação será feita pela professora Cláudia Campos Soares, da Faculdade de Letras (Fale) e especialista em literatura brasileira. As vagas estão esgotadas, mas os interessados podem se inscrever na lista de espera.

Estação Ecológica UFMG

Atividades virtuais também são indicadas pelo Programa Estação Ecológica da UFMG (Proeeco), como brincadeiras para serem realizadas em casa, experimentos e testes sobre questões ambientais e atuais, além de dicas de filmes e animações para toda a família refletir sobre os impactos ambientais. As ações podem ser acompanhadas pelo perfil do Instagram e na página da estação Ecológica no Facebook

O WhatsApp é usado para a manutenção de um grupo que reúne o público da terceira idade. O aplicativo compartilha mensagens de divulgação científica e informações sobre o concurso Contação de causos. Os interessados devem solicitar um link de convite aos perfis.

'Café intercultural' on-line

Calouros estrangeiros e dirigentes da UFMG na abertura da Semana de Orientação ao Estudante Internacional do ano passado. Hoje, aglomerações não são recomendadas
Calouros estrangeiros e dirigentes da UFMG na abertura da Semana de Orientação ao Estudante Internacional do ano passado. Hoje, aglomerações não são recomendadas Foca Lisboa / UFMG

O Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promove, ao longo do mês de abril, o Café intercultural em versão virtual. A programação inclui diversas atividades para o entretenimento dos estudantes em casa. Os encontros terão duração máxima de 30 minutos (exceto a oficina de yoga, que terá 45 minutos). Todos os estudantes em intercâmbio (estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior) poderão participar, além dos padrinhos e madrinhas dos intercambistas, neste primeiro semestre. 

Confira as informações sobre a programação e como participar clicando aqui.

Biblioteca Universitária da UFMG

A Biblioteca Universitária gerencia o processo na UFMG de acesso on-line gratuito a 1,6 mil títulos e funcionalidades de diversas áreas do conhecimento disponibilizados pelas editoras Cengage e Pearson. A abertura do acervo digital vai até 25 de abril, mas o prazo poderá ser estendido conforme demanda. 

Os usuários da Pearson podem acessar mais de 500 títulos pela plataforma virtual, com login BV_UFMG@pearson.com e senha @Pearson123. Os mais de 1,1 mil títulos da Cengage foram liberados para estudantes dos institutos de Ciências Biológicas (ICB) e de Ciências Exatas (ICEx), que poderão usufruir do acervo até 30 de junho. As orientações de acesso foram enviadas, por e-mail, a professores e estudantes. A Biblioteca Universitária oferece treinamentos virtuais à comunidade acadêmica e acesso ao seu acervo.

Divulgue sua atividade

A Pró-reitoria de Extensão está mapeando as atividades realizadas pela comunidade universitária no período de isolamento social. Esse trabalho busca, entre outros objetivos, compreender o atual panorama e traçar estratégias e políticas de extensão. A Proex também tem promovido no Instagram a campanha #extensaoremotaUFMG, que busca identificar as ações de extensão desenvolvidas remotamente.

Coordenadores e integrantes de atividades de extensão também poderão propor atividades não presenciais capazes de contribuir com grupos sociais mais vulneráveis (pessoas em situação de rua, idosos, moradores de aglomerados e catadores). As sugestões poderão ser enviadas para o ddc-secretaria@proex.ufmg.br  (leia notícia relacionada).

Faculdade de Medicina abriga algumas das iniciativas na área da saúde
Faculdade de Medicina abriga das iniciativas na área da saúde Lucas Braga / UFMG

Veja exemplos de projetos e programas que trabalham para a mitigação dos efeitos da Covid-19, seja no âmbito da saúde ou em relação às suas consequências sociais: 

• Projeto de extensão Campus saúde enfrentando o coronavírus lançou tira-dúvidas em linha direta com a população. O serviço está em operação e é prestado por estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem.

• O projeto Para Elas, da Faculdade de Medicina, lida com mulheres em situação de violência e vulnerabilidade. No momento, o grupo discute formas de continuar com as abordagens a distância. Acompanhe o site.

• Na Faculdade de Medicina da UFMG, colaboradores e voluntários prestarão atendimentos on-line gratuitos para profissionais de saúde que estão na linha de frente dos atendimentos médicos. Saiba mais aqui.

• A bolsista Natália Oliveira, vinculada a projeto de extensão da Faculdade de Odontologia, confecciona máscaras de tecido para doação. O contato pode ser feito pelo e-mail nathaliathaise@hotmail.com.

• O projeto Plantão Psicológico, da Fafich, agora atende de forma on-line pacientes e público interno que residem em Belo Horizonte ou fora do país.

• O Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia) divulga dicas sobre práticas de cuidado com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo durante o período de isolamento social. 

• O projeto Rede de Teleassistência de Minas Gerais, do Hospital das Clínicas, lançou um protocolo para orientar profissionais da saúde, além de disponibilizar perguntas e respostas acerca da pandemia.

• O programa Primeira Infância Plena elabora materiais de esclarecimento sobre a Covid-19 em seu perfil no Instagram.

• O Praxis/EA-UFMG (Práticas Sociais no Espaço Urbano) mapeia redes de apoio e de ações em favelas, ocupações urbanas e periferias da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

• Pesquisadores da UFMG e de outras instituições se uniram para produzir protetores faciais para os profissionais de saúde que trabalham no combate à pandemia. 

• O Observatório Social da Covid-19, iniciativa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, pretende relacionar dados socioeconômicos e o atual momento de pandemia.

• O programa Colmeia Solidária mudou a dinâmica da tradicional feira de economia solidária da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). Além de divulgar pesquisas acerca dos impactos da Covid-19 para a classe popular, o grupo vai desenvolver catálogo virtual de produtores para favorecer a entrega domiciliar dos produtos.Informações estão no Facebook e no Instagram.

UFMG que não para

Apesar de ter interrompido oficialmente a maioria das suas atividades in loco, a UFMG mantém laboratórios e serviços de saúde com funcionamento presencial, como Laboratório de Virologia, no ICB, que integra a força-tarefa envolvida no diagnóstico da Covid-19, e o Nupad, na Faculdade de Medicina, responsável pelo teste do pezinho em todo o Estado. 

Neste vídeo, a TV UFMG mostra as particularidades desses ambientes estratégicos.

Com Assessoria da Pró-reitoria de Extensão e Redes Sociais UFMG