UFMG se torna signatária da Magna Charta Universitatum

Ao assinar o documento internacional, Universidade reafirma compromisso com a educação como bem público

Reitor Jaime Ramírez reafirma o compromisso da UFMG com a educação como bem público, servindo aos propósitos do desenvolvimento do país Arquivo pessoal

A Universidade Federal de Minas Gerais é uma das novas signatárias da Magna Charta Universitatum, documento que se tornou referência para os valores e princípios fundamentais das Universidades. A adesão confirmou-se na última sexta-feira, 21, durante as comemorações do 28º aniversário da carta, durante evento anual pela realizado pela primeira vez fora da Europa, na Universidade de São Paulo (USP).

Todo ano, o Observatório Magna Charta Universitatum organiza um encontro para elencar desafios atuais em confirmação aos valores fundamentais das instituições de ensino superior. Este ano o tema foi “Reduzindo as Desigualdades Sociais: O Papel das Universidades” . Na condição de novo signatário da carta, o reitor da UFMG Jaime Arturo Ramírez, participou da mesa “A universidade em 2038: o que esperamos?”, que promoveu uma reflexão sobre o que esperar das universidades no ano em que o Observatório Magna Charta Universitatum completa 50 anos.

“Em 1988, quando 388 reitores assinaram a carta, o desafio era construir um sistema mundial de excelência que fortalecesse as democracias. Tal meta continuará nos desafiando em 2038, acrescida da urgência de permitir o acesso de camadas desfavorecidas ao ensino superior gratuito e de qualidade.” Além disso, o reitor defendeu que “a educação é um bem público e deve servir aos propósitos de desenvolvimento dos países e não ao mercado.”

A finalidade do evento, realizado com a coordenação da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, é responder aos desafios que essas instituições enfrentam e reforçar as capacidades das universidades de defender valores fundamentais em benefício de seus estudantes, da sociedade e da comunidade educacional como um todo.

Painéis sobre universidade cidadã e igualdade de gênero foram transmitidos ao vivo diretamente da Universidade de Bolonha, na Itália, onde o fórum foi criado. Também houve workshops sobre autonomia universitária, cooperação internacional e qualidade acadêmica.

O Observatório
A Universidade de Bolonha, na Itália, fundada em 1088, é considerada a universidade mais antiga do mundo ocidental. Em setembro de 1988, quando comemorou 900 anos de fundação, 388 reitores assinaram a Magna Charta Universitatum, documento diretivo sobre valores e princípios gerais das universidades. Atualmente, 802 líderes universitários de 85 países subscrevem o documento.

Com assessoria de imprensa da USP