Meio Ambiente

UFMG sedia congresso internacional focado em ciência, biodiversidade e sustentabilidade

SciBioSus reúne pesquisadores das universidades que compõem a AUGM; evento marca as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente

Reflexos econômicos da ação humana no meio ambiente e desenvolvimento sustentável serão discutidos na palestra on-line
Ações de proteção do meio ambiente serão debatidas no congresso internacionalFoto: Domínio público

De 4 a 7 de junho, o campus Pampulha será palco de amplo debate sobre ciência, biodiversidade e sustentabilidade. A UFMG vai receber a segunda edição do SciBioSus, evento internacional que reúne pesquisadores, estudantes e o público em geral para ouvir experiências, propostas e reflexões sobre a relação entre a ciência e as mudanças climáticas e o efeito dessas mudanças na vida dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. 

A professora Jacqueline Aparecida Takahashi, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG, é a coordenadora do evento. Ela conta que o SciBioSus surgiu para integrar as universidades dos países membros da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), mas atualmente o evento também colabora para a integração das diversas áreas do conhecimento e dos vários setores da UFMG. 

“A ideia era integrar, de forma transdisciplinar, os países do Grupo. Neste ano, o evento foi ampliado para possibilitar a participação dos estudantes do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG. Nossa intenção é mostrar que a pesquisa e a ciência ocorrem em todos os níveis, inclusive no ensino médio”, diz.

Jacqueline Takahashi, professora do Departamento de Química, faz parte da mesa
Jacqueline Takahashi: internacionalização da UniversidadeFoto: Somos UFMG

Na primeira edição, ocorrida em outubro de 2019, o evento recebeu cerca de 300 pessoas. A expectativa para essa edição é de que o campus Pampulha receba mais de 500 pessoas para debater a ciência e a sustentabilidade. “O SciBioSus nos ajuda nos esforços de internacionalizar a UFMG, que tem uma liderança inegável na América Latina. Ser polo de grandes eventos sobre ciência e congressos internacionais nos ajuda a ganhar uma visibilidade cada vez maior”, avalia Takahashi.

Dia Mundial do Meio Ambiente
A data para a segunda edição do SciBioSus não foi escolhida por acaso. Na segunda-feira, 5, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, visa chamar a atenção da sociedade para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Alinhado à celebração da data, o evento vai contar com sessões simultâneas nos diferentes eixos temáticos do Congresso, todos relacionados ao meio ambiente: Produtos naturais, serviços ecossistêmicos e inovação alimentar; Desafios ecológicos, urbanos e sociais das mudanças climáticas; Pesquisa inovadora para as necessidades humanas atuais; Educação, pesquisa e cooperação internacional para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável. 

Estarão presentes autoridades e ativistas da causa ambiental, como o líder indígena Ailton Krenak, a secretária nacional de Biodiversidade, Floresta e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Rita de Cássia Guimarães Mesquita, e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo.

Debate diversificado
O CAD 3, no campus Pampulha, será o ponto de encontro das mesas-redondas, que são abertas ao público e não exigem inscrição prévia. Conheça a programação das mesas (outras informações sobre a programação do SciBioSus estão no website do evento).

Segunda-feira (5)
Às 10h30

Importância de uma formação transversal em sustentabilidade na graduação para uma formação cidadã

Food solutions for a more sustainable world

Às 14 horas
Valorização da biodiversidade e resíduos agrícolas para o desenvolvimento sustentável 

A gestão energética no contexto da sustentabilidade: experiências da UFMG e da Cemig

Terça-feira (6), às 13h30
What do the editors expect from our manuscripts?

Biodiversidade, cultura e conhecimento tradicional

Sustentabilidade e tecnologias ambientais 

Luana Macieira