Ensino

UFMG seleciona estudantes para estágio não obrigatório no setor de arquivos

Processo destina-se à formação de cadastro de reserva; atividades deverão ser desenvolvidas presencialmente, nos campi Pampulha ou Saúde

Estagiário vai atuar em aprimoramento, formulação e coordenação da política de gestão de documentos da UFMG
Estagiário vai atuar no aprimoramento, formulação e coordenação da política de gestão de documentos da UFMG Foto: Raphaella Dias | UFMG

A Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH), a partir desta quinta-feira, dia 10, recebe inscrições de estudantes para formação de cadastro de reserva para estágio não obrigatório com atuação no processo de aprimoramento, formulação e coordenação da política de gestão de documentos da UFMG. 

O objetivo da seleção é preencher vagas de estágio que surgirem na vigência do processo, que tem validade de dois anos. Podem concorrer estudantes regularmente matriculados na Universidade, que estejam cursando, do primeiro ao quinto semestre, as graduações em Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, História, Administração, Gestão Pública, Conservação e Restauro de Bens Patrimoniais, Ciências Sociais, Engenharia de Produção, Ciências Econômicas e Gestão de Serviços de Saúde.

As inscrições estão abertas até 16 de novembro, no site da PRORH, onde o edital também está disponível.

Como ocorre em outras seleções de estágio não obrigatório na UFMG, serão respeitados os percentuais de reserva de 30% para candidatos negros (pretos e pardos) e de 10% para pessoas com deficiência.

Carga horária e remuneração
A carga horária é de 20 horas semanais (quatro horas diárias), que deverão ser cumpridas presencialmente, de acordo com as necessidades da Universidade, no campus Pampulha ou no campus Saúde. A bolsa é de R$ 787,98, e o estudante também receberá auxílio-transporte de R$ 10 por dia de estágio cumprido presencialmente. O período do estágio será de 12 meses, prazo que poderá ser estendido em até no máximo 24 meses, desde que o compromisso se encerre antes da conclusão do curso.

A seleção será feita em uma única etapa, uma prova objetiva on-line, que englobará questões de conhecimentos em arquivologia e legislação arquivística e será aplicada em 30 de novembro. O resultado final será divulgado em 20 de dezembro, na página da PRORH.