Semana do Conhecimento tem prévia para selecionar trabalhos de pesquisa e extensão
Cerca de 3,5 mil projetos serão apresentados nas unidades nos dias 7 e 8 de outubro
Na segunda e terça-feira, dias 7 e 8 de outubro, a comunidade acadêmica da UFMG se mobiliza para a seleção prévia dos 3.572 trabalhos de pesquisa, incluindo os de iniciação científica, e de extensão, inscritos para a Semana do Conhecimento UFMG, que ocorrerá de 21 a 25 de outubro. Estudantes da graduação, pós-graduação e alguns servidores técnico-administrativos terão seus resumos, apresentações ou arguições orais avaliadas por bancas compostas por docentes da UFMG e convidados externos, nas unidades acadêmicas.
Segundo a diretora de Fomento da Pró-reitoria de Pesquisa, professora Karina Braga Gomes, os trabalhos de maior relevância acadêmica serão apresentados em formato de resumo, pôster ou vídeo, durante o maior evento de exposição científica da Universidade, que neste ano recebeu 3.880 inscrições. A edição deste ano tem como tema Diversidade: conhecer, preservar e restaurar.
Os critérios para a seleção prévia das propostas são definidos de acordo com as pró-reitorias às quais os proponentes estão vinculados. Nesta primeira fase serão avaliados os 2.840 trabalhos vinculados à Pró-reitoria de Pesquisa e os 732 da Pró-reitoria de extensão. Os demais, vinculados aos outros eventos, serão avaliados durante a Semana do Conhecimento.
“A seleção prévia é importante porque possibilita que todos os alunos apresentem seus trabalhos para a comunidade científica. É uma oportunidade que eles têm de aprender a preparar um pôster, sintetizar seus resultados e apresentá-los de forma didática”, observa a professora.
Semana do Conhecimento em números
Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq): 2.840
Pró-reitoria de Extensão (Proex) : 732
Pró-reitoria de Graduação (Prograd): 156
Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH): 39
Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae): 34
Diretoria de Relações Internacionais: 59
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI): 20
Total: 3.880
Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG com depoimentos de estudantes que desenvolvem iniciação científica na Universidade: