Institucional

UFMG subsidiará refeições de pós-graduandos da Capes até que bolsas sejam pagas

Em vigor a partir desta segunda-feira, dia 12, medida emergencial busca minimizar efeitos dos bloqueios impostos às universidades

Bolsistas da Capes terão refeição subsidiada nos bandejões da UFMG até que a situação seja regularizada
Bolsistas da Capes terão refeição subsidiada nos bandejões da UFMG até que a situação seja regularizada Foto: Foca Lisboa | UFMG

A UFMG subsidiará, em caráter emergencial, as refeições nos Restaurantes Universitários (RUs) a estudantes de pós-graduação bolsistas da Capes, que foram afetados pelos atrasos no pagamento de bolsas, devido aos recentes bloqueios orçamentários e financeiros efetuados pelo governo federal. 

A decisão, que entra em vigor nesta segunda-feira, dia 12, foi tomada neste fim de semana pelos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). “É uma forma de minimizar os graves efeitos do contingenciamento imposto às universidades, que têm afetado de modo particular os estudantes de pós-graduação, que precisam da bolsa para comer, comprar livros, pagar transporte e moradia”, justifica a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Discentes que se enquadram nessa situação deverão apresentar documento com foto na entrada dos RUs, que já dispõem da relação das pessoas que podem ser contempladas pela medida. Elas terão direito às três refeições: café da manhã, almoço e jantar.

A decisão, de caráter temporário, terá validade até que as bolsas sejam efetivamente pagas. Na UFMG, cerca de 2,3 mil pós-graduandos estudam com bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado custeadas pela Capes.

Bloqueio e primeiras liberações
A UFMG está sob efeito de bloqueio orçamentário efetuado no dia 1º de dezembro que a impede de arcar com o pagamento de bolsas de graduação e extensão, de diárias para atividades acadêmicas e dos contratos dos cerca de 1,7 mil profissionais terceirizados.

Depois de intensa mobilização de dirigentes e da comunidade acadêmica das Ifes, as primeiras liberações de recursos foram anunciadas pelo Ministério da Educação no dia 8 de dezembro.

A Capes liberou o pagamento das bolsas para o ensino básico (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o Pibid, Residência Pedagógica e Universidade Aberta do Brasil), que na UFMG totalizam cerca de 400 benefícios. A entidade também anunciou que as bolsas de mestrado e doutorado referentes a novembro serão quitadas até terça-feira, 13 de dezembro.

A expectativa das universidades é que todo o orçamento retido seja liberado nos próximos dias.