Pesquisa e Inovação

UFMG tem 13 grupos de pesquisa selecionados em chamada da Fapemig

Oncogenética Translacional, Ciências Forenses e Inovação em Telessaúde estão entre as linhas de investigação

Centro de Telessaúde faz parte da Rede de Teleassistência de Minas Gerais.
Centro de Telessaúde faz parte da Rede de Teleassistência de Minas GeraisCentro de Telessaúde / HC-UFMG

Treze projetos de pesquisa da UFMG serão financiados pela chamada 9/2016 que apoia as Redes de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Distribuídos nas áreas de Medicina, Química, Física, Ciências Biológicas e Bioquímica, os projetos selecionados podem ser consultados neste documento, disponível no site da Fundação.

Serão destinados R$25 milhões a 21 grupos de excelência, pertencentes à Rede de Pesquisa, que reúne pesquisadores de diferentes laboratórios e centros de pesquisa de todo o Estado. Os trabalhos desenvolvidos por eles contribuem para a formação de recursos humanos e para o avanço das fronteiras do conhecimento. A proposta de trabalho em rede possibilita o compartilhamento da infraestrutura de pesquisa, resultando em melhor aproveitamento dos recursos investidos.

Oncogenética Translacional, Ciências Forenses, Inovação em Telessaúde, Materiais e Processos de Alto Desempenho de Base Mineral, Mineração e Análises Sistêmicas de Microbiomas e Aplicações de Materiais 2D, Pesquisa e Inovação para Bioengenharia de Nanossistemas estão entre os temas investigados pelos grupos da UFMG.

Frutos

O programa Redes de Pesquisa, mantido pela Fapemig há mais de 10 anos, destaca-se por estimular o compartilhamento de dados e a colaboração entre os pesquisadores. Alguns resultados dos estudos desenvolvidos pelas Redes de Pesquisa já estão disponíveis para a população. Um exemplo é o projeto da Rede de Teleassistência que abriu caminho para a inclusão do exame de retinopatia diabética entre os serviços de telessaúde. Esse exame deve ser feito anualmente por pacientes diabéticos, especialmente por aqueles com mais de 60 anos. No entanto, as filas são grandes na rede pública, e por isso é necessário aguardar meses ou até mesmo anos pela consulta. Ao ser incorporado como serviço oferecido pela Rede, a avaliação passou a ser feita a distância, com resultado em até 72 horas.

Outras informações podem ser obtida pelo e-mail dci@fapemig.br ou pelo site da Fapemig.

Com Assessoria de Comunicação da Fapemig