Institucional

UFMG tem 50 mil pessoas aptas a participar da consulta para o futuro Reitorado

Contingente eleitoral da Universidade é superior ao de 800 municípios mineiros

Estudantes no campus Pampulha
Estudantes no campus Pampulha antes da pandemia: mais de 43 mil discentes poderão votar na consulta à comunidadeLucas Braga | UFMG

Um total de 50.874 pessoas compõe o contingente apto a participar da consulta à comunidade que subsidiará a elaboração da lista tríplice que será encaminhada ao Presidente da República para designação do novo Reitorado da UFMG. São 3.066 docentes, 4.159 servidores técnico-administrativos e 43.649 discentes, entre estudantes de graduação, de pós-graduação, de residência médica e aqueles vinculados à Escola de Ensino Básico e Profissional (Ebap), com mais de 16 anos. 

Apenas 51 dos 853 municípios mineiros têm um eleitorado maior do que o da UFMG, de acordo com a última atualização divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em 2020.

A votação será realizada nesta quinta-feira, 11 de novembro, e, pela primeira vez, ocorrerá de forma remota pelo sistema de consultas da UFMG (assista ao vídeo da TV UFMG que explica como votar). Conforme o regulamento da consulta, os votos serão apurados de acordo com a seguinte ponderação: 70% para docentes, 15% para discentes e 15% para técnico-administrativos.

Voto seguro
O voto, secreto, não poderá ser exercido por correspondência, por procuração, em separado ou por qualquer outra modalidade alheia ao sistema de consultas, que tem garantias de criptografia para impedir a interceptação do voto via internet, a quebra do seu sigilo ou sua alteração por terceiros. A votação ocorrerá das 8h às 20h.

A chapa UFMG Plural é a única inscrita no processo. A atual reitora, Sandra Regina Goulart Almeida, e o atual vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira, tentam novo mandato. 

Sandra é graduada em Letras pela UFMG, tem mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em Nova York. Professora da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras, preside a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e é vice-presidente da World University Network (WUN). Foi vice-reitora na gestão 2014-2018 e diretora de Relações Internacionais. 

Alessandro é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, doutor pela University of Wisconsin-Madison e tem extensa trajetória na Escola de Engenharia da UFMG, onde foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica, do Conselho de Coordenadores de Cursos de Graduação, vice-diretor e diretor.

Mais informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis no site da consulta. Propostas da chapa UFMG Plural podem ser consultadas na página oficial da campanha. No dia da votação, dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone 3409-6499 ou pelo e-mail consultas-suporte@cac.ufmg.br.