UFMG tem chamada aberta para reembolso de despesas com publicação de artigos

Programa institucional estimula parceria de docentes, discentes e pesquisadores com instituições estrangeiras para promover a internacionalização

Atividade em laboratório que integra a infraestrutura de pesquisa e pós-graduação na UFMG
Atividade em laboratório da UFMG: chamada quer estimular cooperação dos programas de pós-graduação com centros qualificados do exteriorFoto: Lucas Braga | UFMG

Docentes permanentes de programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG podem solicitar auxílio financeiro para pagamento de taxas relativas à publicação de artigos em periódicos qualificados de circulação internacional, com participação discente e parceria com pesquisadores de instituições estrangeiras.

As pró-reitorias de Pesquisa (PRPq) e de Pós-graduação (PRPG) publicaram, no mês passado, chamada conjunta do programa institucional da Universidade, que prevê o reembolso de despesas com taxas de publicação em periódicos de alto impacto, no valor máximo de até R$10 mil anuais por docente. As solicitações serão recebidas até 6 de dezembro de 2024 ou até que o limite orçamentário seja alcançado.

O objetivo da chamada é incentivar a produção intelectual qualificada nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG, de modo a estimular sua internacionalização, por meio de parcerias estabelecidas com pesquisadores atuantes em instituições estrangeiras, fortalecendo a visibilidade e o impacto científico da produção intelectual gerada na Universidade. Os pesquisadores parceiros devem estar vinculados a instituições estrangeiras cuja classificação seja igual ou superior à da UFMG nos rankings internacionais Times Higher Education, QS World University Rankings ou Academic Ranking of World Universities.

Colaborações científicas
“Queremos sinalizar aos nossos docentes dos programas de pós-graduação a importância do fortalecimento de parcerias internacionais, que devem se concretizar por meio não apenas de convênios e visitas, mas, sobretudo, de colaborações científicas concretas, que resultam em publicações conjuntas. E priorizamos as parcerias com universidades de excelência”, afirma o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Fernando Reis.

A chamada tem também o propósito de estimular a participação de discentes e recém-egressos dos programas na geração e divulgação de conhecimento científico em periódicos de alto impacto em suas áreas de investigação. “O principal diferencial da chamada é que ela foi pensada para incentivar duas características muito valorizadas na produção científica dos programas de pós-graduação stricto sensu: a publicação em coautoria com estudantes da pós-graduação e em parceria com autores internacionais”, resume Reis.

Balanço
Este é o segundo ano consecutivo em que a UFMG promove a chamada conjunta do programa institucional de pagamento de taxa de publicação com parceria internacional em periódicos indexados – classificados no quartil superior (25%) da área especificada pelo solicitante na base Scopus ou na Web of Science.

Segundo a Pró-reitoria de Pós-graduação, na última chamada, seis artigos foram apoiados, a maioria na área de ciências da vida, totalizando R$ 48 mil. “Existe uma movimentação nacional, liderada pela Capes, para rever essa política de pagamento para periódicos. Mas, enquanto isso não ocorre de forma generalizada, é importante apoiar, porque as pessoas, individualmente, não teriam condições de arcar com os valores”, observa a pró-reitora de Pós-graduação da UFMG, Isabela Almeida Pordeus.

Dez solicitações foram recebidas na última chamada, número considerado satisfatório pela PRPG, considerando os critérios exigidos. “Uma parte dos artigos foi negada porque as pessoas não estavam entendendo exatamente o que significa estar numa instituição estrangeira. Não se trata de alguém que esteja fazendo pós-doc na instituição estrangeira ou com uma vinculação temporária. Essa cooperação deve ser estabelecida com um docente da instituição ou que tenha contrato probatório vigente. No edital, usamos as expressões em inglês tenured faculty e tenure-track appointments, que indicam essa vinculação", esclarece o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Eduardo Soares Neves Silva.

A expectativa da PRPG é que a demanda de solicitações de reembolso da atual chamada seja superior à do ano passado.

Alessandra Ribeiro, com colaboração de Teresa Sanches