Ensino

UFMG tem cinco trabalhos vencedores do Prêmio Capes de Tese

Outras sete teses receberam menções honrosas; desempenho da Universidade foi o melhor dos últimos cinco anos

Tese sobre
Tese sobre perspectiva do povo indígena Xakriabá e suas cosmopolíticas de memória foi premiada na área de História; a foto retrata o processo de pintura corporal indígena Foto: Edgar Xakriabá, 2018 (acervo da tese)

A UFMG teve cinco trabalhos vencedores e recebeu outras sete menções honrosas na edição 2021 do Prêmio Capes de Tese, cujo resultado foi publicado nesta sexta-feira, dia 3, no Diário Oficial da União. A iniciativa elegeu as melhores teses de 49 áreas e ofereceu até duas menções honrosas por área. A UFMG foi contemplada em 12 das 49 áreas, entre prêmios e menções honrosas.

A Universidade foi premiada nas áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Astronomia/Física; Biodiversidade; Enfermagem e História. As menções honrosas foram atribuídas a trabalhos nas áreas de Artes, Comunicação e Informação, Direito, Educação Física, Engenharias II, Filosofia, Estatística e Matemática/Probabilidade.

A professora Silvia Alencar, pró-reitora adjunta de Pós-graduação, destaca a importância e o significado das premiações. “O resultado do Prêmio Capes de Tese de 2021 mostra que, mesmo diante da escassez de financiamento à pesquisa dos últimos anos e dos desafios impostos pela pandemia de covid-19, a UFMG manteve-se ativa e realizando pesquisa de alto nível”, afirma a pró-reitora.

Segundo Silvia, a UFMG teve desempenho de destaque entre as universidades contempladas. “Nesta edição, a UFMG apresentou seu melhor resultado dos últimos cinco anos e foi premiada em todas as áreas do conhecimento. A Universidade também teve o segundo maior número de prêmios, tanto de melhor tese quanto de menções honrosas. Isso mostra a abrangência e a qualidade da pós-graduação na Universidade”, comemora a pró-reitora adjunta.

Os trabalhos premiados
Na área de Ciências Contábeis, foi premiada a tese O impacto da complexidade tributária e dos parcelamentos especiais na tomada de decisão da (des)obediência tributária das empresas brasileiras listadas na B3: um estudo sob a ótica da teoria dos jogos, de Antônio Paulo Machado Gomes. A tese de Machado Gomes foi defendida no Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), sob orientação da professora Jacqueline Veneroso Alves da Cunha.

Na área de Física, a vencedora foi a tese Correlações quânticas no espalhamento Raman Stokes e anti-Stokes: o equivalente fotônico dos pares de Cooper, de Filomeno Soares de Aguiar Júnior. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Física, sob orientação de Ado Jorio e coorientação de Carlos Henrique Monken.

Na área de Biodiversidade, a tese Toward a more comprehensive understanding of fog foliar water uptake, de Daniela Boanares de Souza, foi a vencedora. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal, sob orientação de Marcel Giovanni Costa França e coorientação de Rosy Mary dos Santos Isaias.

Efeitos do banho no leito a seco e tradicional sobre as alterações oxi-hemodinâmicas: ensaio clínico randomizado cruzado, de Luana Vieira Toledo, foi considerada a melhor tese da área de Enfermagem. Foi defendida no Programa de Pós-graduação em Enfermagem, sob orientação de Flávia Falci Ercole e coorientação de Patrícia de Oliveira Salgado.

Na área de História, a premiada foi a tese A “Guerra dos 18 Anos” – repertórios para existir e resistir à ditadura e a outros fins de mundo: uma perspectiva do povo indígena Xakriabá e suas cosmopolíticas de memória, de Juliana Ventura de Souza Fernandes. A tese foi defendida no Programa de Pós-graduação em História, sob orientação de Miriam Hermeto de Sá Motta.

Tese sobre recursos percussivos do violão clássico recebeu menção honrosa na área de Artes
Tese sobre recursos percussivos do violão clássico recebeu menção honrosa na área de Artes Foto: Acervo da tese


As menções honrosas

Artes
Recursos percussivos do violão clássico, de Stanley Levi Nazareno Fernandes, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Música, sob orientação de Fernando de Oliveira Rocha.

Comunicação e Informação
Preservação digital em Instituições de Ensino Superior: instrumentos para a oficialização e operacionalização da preservação de documentos arquivísticos digitais, de Luciana Gonçalves Silva Souza, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, sob orientação de Elisângela Cristina Aganette.

Direito
Mercado de acesso: entre diagnósticos e propostas, de Fernanda Valle Versiani, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito, sob orientação de Marcelo Andrade Féres.

Educação Física
Efeitos da bengala na marcha de indivíduos pós-acidente vascular encefálico: da revisão sistemática da literatura ao primeiro ensaio clínico aleatorizado, de Patrick Roberto Avelino, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, sob orientação de Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela e coorientação de Lucas Rodrigues Nascimento.

Engenharias
Design and Development of Ag-In-S Quantum Dot@Carboxymethylcellulose-Based Nanoconjugates as Multifunctional Fluorescent Biomarkers and Nanocarriers for Targeting Brain Cancer Cells, de Isadora Cota Carvalho, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas, sob orientação de Herman Sander Mansur.

Filosofia
A filosofia da literatura de Kuki Shūzō e como podemos ler/traduzir a filosofia japonesa, de Diogo César Porto da Silva, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Filosofia, sob orientação de Giorgia Cecchinato.

Probabilidade e Estatística
Desafios na modelagem de dados de contagem: modelos bayesianos para correção de viés de subnotificação e estimação de curvas de mortalidade, de Guilherme Lopes de Oliveira. A tese foi defendida no Programa de Pós-graduação em Estatística, sob orientação de Rosangela Helena Loschi e coorientação de Renato Martins Assunção.

Ewerton Martins Ribeiro