Formas de Ingresso

UFMG tem seleção aberta para cursos que exigem habilidades específicas

Inscrições terminam no dia 20; vestibular é direcionado a graduações nas áreas de artes, cinema, design de moda, dança, teatro e música

Cinco dos seis cursos que fazem seleção através do Vestibular de Habilidades estão na Escola de Belas Artes da UFMG
Escola de Belas Artes, no campus Pampulha, sedia a maioria dos cursos da seleção de habilidadesFoto: Lucas Braga | UFMG

Estão abertas, exclusivamente pela internet, até 20 de janeiro, as inscrições para o Vestibular UFMG Habilidades 2023. O processo selecionará os calouros para os cursos de graduação que exigem habilidades específicas: Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança (Licenciatura), Design de Moda, Música (Bacharelado), Música (Licenciatura) e Teatro. 

O procedimento de inscrição deve ser feito no site da Copeve, onde estão reunidos o edital e demais informações relativas à seleção. Podem participar do Vestibular de Habilidades candidatos que tenham concluído o ensino médio e tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2022. 

A seleção é realizada em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, utiliza as notas obtidas pelo candidato nas provas objetivas do Enem; a segunda, de caráter classificatório e eliminatório, é composta de provas específicas, aplicadas pela UFMG, e da prova de redação do Enem.

Vagas e datas
São oferecidas 80 vagas para o curso Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura (diurno), 40 para Cinema de Animação e Artes Digitais – Bacharelado (noturno), 20 para Dança – Licenciatura (noturno), 45 para Design de Moda – Bacharelado (noturno), 76 para Música – Bacharelado (diurno e noturno), 30 para Música – Licenciatura (noturno) e 40 para Teatro – Bacharelado e Licenciatura (diurno).

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 16 de fevereiro. Vídeos para as provas práticas deverão ser enviados de 17 a 22 fevereiro, e as provas práticas presenciais estão agendadas para 24 e 26 de fevereiro. A divulgação do resultado final está prevista para 8 de março.