Pesquisa e Inovação

UFMG vai desenvolver sistema para gestão de serviços e informações da PM de Minas Gerais

Pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação estarão a cargo do projeto, que vai atender à primeira encomenda tecnológica feita por Polícia Militar no Brasil

Sandra Goulart Almeida assina contrato pelo qual a UFMG vai desenvolver projeto de gestão para a Polícia Militar Janaína Coelho | CTIT/UFMG

Professores e pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do ICEx/UFMG vão desenvolver e implantar um sistema de gestão integrado para serviços e informações operacionais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O Sistema Puxado de Policiamento (SPP) será baseado na Metodologia Lean – que combina aumento da qualidade e otimização de recursos e tempo – e em inteligência artificial. A primeira encomenda tecnológica feita por uma corporação de Polícia Militar no Brasil foi formalizada durante a 2ª Feira de Inovação Tecnológica da PMMG, que será encerrada nesta sexta-feira, 25.

“O trabalho visa integrar todo o sistema de informação da Polícia Militar, de forma que uma ordem que saia do comando possa ser desdobrada até a ponta, ou seja, o policial que vai executar o serviço. Essa integração de dados possibilita mais racionalidade nas políticas, na medida em que é capaz, por exemplo, de medir a eficiência do que está sendo feito”, explica o responsável pelo projeto, professor Renato Ferreira, que é vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG.

Ainda segundo Ferreira, o projeto tem duas vertentes: a execução, que consiste na construção do sistema para a integração de dados, a cargo do Laboratório de Sinergia do DCC, e a pesquisa, que vai definir quais dados serão coletados para a definição de métricas de avaliação do desdobramento das ordens e de eficiência do planejamento. Entre os resultados esperados do uso da inteligência artificial nos processos da PM, se prevê, por exemplo, a produção de ações e operações de acordo com as características e tipos de crimes predominantes em determinados locais.

“Para nós, é uma enorme satisfação contribuir para um projeto tão importante como esse da Polícia Militar. A Universidade é uma instituição federal que atende às demandas que chegam até nós, e essa é mais uma oportunidade de a UFMG contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais”, afirma a reitora Sandra Goulart Almeida. A encomenda tecnológica será viabilizada por recursos aportados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais.

O comandante geral da PMMG, coronel Rodrigo Rodrigues, destaca que a corporação vem investindo de forma crescente em inovação para o melhoramento de seus serviços. “Essa encomenda vai facilitar muito o nosso dia a dia. Se fôssemos contratar uma empresa privada para fazer esse trabalho, seria muito complicado. A pesquisa realizada pela UFMG vai propiciar a revisão de nossos processos, incluindo a otimização do nosso efetivo.”

Sandra Goulart (ao centro), reitora da UFMG, o presidente da Fapemig, Paulo Beirão (de terno, ao lado dela), e equipe envolvida no projeto contratado pela PMMG
Sandra Goulart, reitora da UFMG (ao centro), o presidente da Fapemig, Paulo Beirão (de terno, ao lado dela), e equipe envolvida no projeto contratado pela PMMG Janaína Coelho | CTIT/UFMG

Documento inédito
Segundo a Procuradoria Federal na UFMG, embora o instrumento jurídico “encomenda tecnológica” seja previsto no Marco Legal de CT&I desde 2004 e regulamentado no Decreto nº 9.283/18, a contratação de instituições públicas federais para executar esse tipo de serviço ainda não foi devidamente normatizada. “Trabalhamos na conformação desse arranjo para que a UFMG fosse contratada, viabilizando a interveniência da Fundep, fundação de apoio à Universidade, no instrumento, bem como o pagamento de bolsas para a equipe do projeto. Esse entendimento jurídico é inédito no Brasil”, afirma a procuradora-chefe adjunta na UFMG, Ludmila Dias. A solução foi submetida ao Departamento de Consultoria da Procuradoria Geral Federal, como parte da busca de uma uniformização consultiva em todo o país.

Janaína Coelho | Assessoria de Comunicação da CTIT/UFMG