UFMG vai sediar unidade para desenvolver softwares em sistemas ciber-físicos

Jorge Almeida Guimarães fará palestra na solenidade de assinatura do documento
Jorge Almeida Guimarães fará palestra na solenidade de assinatura do documento Foto: www.acienciaqueeufaco.org

O reitor Jaime Ramírez vai assinar, na próxima quarta-feira, 17, termo de cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para credenciamento de unidade que será sediada no Departamento de Ciência da Computação (DCC).

O objetivo da unidade é o desenvolvimento desoftwares para sistemas ciber-físicos, que são plataformas computacionais capazes de coletar dados das mais diversas fontes, armazená-los e processá-los de modo a gerar conhecimento para orientar tomadas de decisão.

Na cerimônia de assinatura do documento, às 15h, no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), campus Pampulha, o professor Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Embrapii, fará palestra sobre o papel da instituição no fomento à inovação no país.

O Sistema Embrapii explora a competência de instituições de pesquisa, ciência e tecnologia, financiando projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com o intuito de reduzir riscos de inovação nas empresas, que reduzem o aporte financeiro, dividindo os custos dos projetos com a Embrapii e a Unidade Embrapii, para gerar produtos e processos inovadores e competitivos.

Trajetória
Pesquisador Sênior do CNPq, Jorge Almeida Guimarães é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutor em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina-Unifesp. De 2004 a 2015 foi presidente da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes).

É professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde coordena o Laboratório de Bioquímica Farmacológica.

Recebeu títulos de Professor Emérito da UFRJ em 1999, da UFRRJ em 2007, da UFF em 2012 e da UFRGS em 2013, e de Doutor Honoris Causa da University of Nottingham e de diversas universidades brasileiras. DEsde o ano passado é diretor-presidente da Embrapii.