Notícias Externas

Último Pupilo de Hilda Hilst lança livro sobre sua convivência com a escritora

O escritor e cineasta Yuri Vieira relata casos ocorridos durante os dois anos e dois meses em que morou com Hilda Hilst na Casa do Sol

Hilda Hilst é considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras da língua portuguesa do século XX.
Hilda Hilst é considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras da língua portuguesa do século XX. Instituto Hilda Hilst

Nascido na capital paulista e radicado em Goiânia, o escritor e cineasta Yuri Vieira morou também no Rio de Janeiro, no Equador e em Brasília. Isso tudo antes de viver uma de suas experiências mais marcantes: morar durante dois anos e dois meses, entre 1998 e 2000, com ninguém menos do que Hilda Hilst, na residência da escritora conhecida como Casa do Sol, em Campinas.

A vivência daquela época se transformou em livro agora, em 2018, lançado pela José Olympio editora, O Exorcista na Casa do Sol: Relatos do último pupilo de Hilda Hilst. Na obra, Yuri narra um pouco do cotidiano e das cenas inusitadas que viveu durante esse tempo morando na casa ou, como ele descreve, "no olho do furacão".

Na entrevista concedida ao programa Universo Literário, Yuri Vieira falou sobre suas experiências com Hilda Hilst, a importância da autora que é a homenageada da Festa Literária Internacional de Paraty de 2018, e sobre o processo de escrita de seu livro. A entrevista foi ao ar nesta terça-feira, 24.

ouca-a-reportagem-de-gabriela-sorice-24-07-2018.mp3

Com produção de Gabriela Sorice, sob orientação de Alessandra Dantas