Pesquisa e Inovação

UFMG inaugura unidade em parceria com a Embrapii para inovação no setor automotivo

Laboratórios da Engenharia e do ICEx integram a iniciativa; lançamento será nesta quarta, 25, às 17h, no YouTube

Unidade para tecnologias automotivas é segunda da parceria com a Embrapii
Unidade para tecnologias automotivas é segunda da parceria da UFMG com a Embrapii tesla.eng.ufmg.br

Nesta quarta-feira, 25 de agosto, será inaugurada nova unidade Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), na UFMG. Evento on-line, com transmissão a partir das 17h pelo Youtube, vai marcar o lançamento do projeto Tecnologias aplicadas a powertrain elétrico e híbrido e combustão de alto desempenho, selecionado em edital para funcionar como uma das quatro unidades Embrapii de desenvolvimento e inovação no setor industrial automobilístico. Os três laboratórios da UFMG que integram o projeto são o Tesla Engenharia de Potência, o Centro de Tecnologia da Mobilidade (CTM), ambos da Escola de Engenharia, e o Laboratório de Ensaio de Combustíveis (LEC), do Instituto de Ciências Exatas (ICEx).

A iniciativa integra o Programa Rota 2030, do Governo Federal. A proposta apresentada pela UFMG teve o apoio do ELO – Escritório de Ligação, vinculado à Escola de Engenharia e à Fundação Cristiano Ottoni (FCO).

A reitora Sandra Goulart Almeida ressalta a importância de a Universidade firmar mais uma parceria com a Embrapii, com o objetivo de transferir o conhecimento produzido em seus laboratórios "para criar, em parceria com indústrias, tecnologias que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do país e que melhorem a vida das pessoas".

Para o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, “a parceria com a Embrapii já acumula ótimos resultados, como uma iniciativa de grande valor para Minas Gerais e o Brasil”. Ele faz referência à Unidade Embrapii DCC-UFMG, que atua em três linhas na área de Software para Sistemas Ciberfísicos: Prospecção e monitoramento de dados, Gestão da informação e Mecanismos para tomada de decisão e atuação.

O professor Braz de Jesus Cardoso Filho, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia e um dos responsáveis pelo Laboratório Tesla ressalta que o projeto aproxima a Universidade do setor empresarial e estimula o desenvolvimento de tecnologias para a indústria automobilística. “A eletrificação veicular é o campo no qual vamos trabalhar. Projetos como esse são importantes porque mostram que a universidade é capaz de criar tecnologias que cheguem, de fato, à vida das pessoas”, diz.

O edital
Para integrar uma das unidades da Embrapii, os laboratórios da UFMG participaram de um edital. Foram selecionadas, ao todo, quatro Unidades Embrapii que são formadas por grupos de pesquisa de três universidades federais e uma privada. Juntas, elas receberão cerca de R$ 12 milhões para investir, durante três anos, em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para atender às demandas do setor automobilístico.

Os três laboratórios da UFMG terão a atribuição de propor tecnologias capazes de aumentar a eficiência de motores a combustão por meio de melhorias nos sistemas existentes e de promover a eletrificação e o armazenamento de energia, aprimorando a qualidade, o desempenho e a adequação de combustíveis.

A gestão dessa unidade na UFMG ficará a cargo do ELO – Escritório de Ligação – criado pela Escola de Engenharia, em 2012, com o objetivo de promover a aproximação entre pesquisadores da Universidade, a sociedade e a iniciativa privada – e dos coordenadores dos grupos de pesquisa relacionados aos eixos da empreitada: os professores Braz de Jesus Cardoso Filho, do Departamento de Engenharia Elétrica, José Guilherme Coelho Baeta, do Departamento de Engenharia Mecânica, e Vânya Márcia Duarte Pasa, do Departamento de Química.

Os trabalhos envolverão 16 professores pesquisadores, além de pesquisadores de pós-graduação e bolsistas de iniciação científica. O edital também prevê que as empresas privadas parceiras investirão mais R$ 12 milhões. Para se candidatar, cada unidade apresentou um balanço de suas pesquisas destinadas ao setor automotivo e o seu resultado financeiro.

Além dos grupos de pesquisa da UFMG, foram selecionados, para integrar as outras três unidades, pesquisadores do ITA (unidade Embrapii em Tecnologias Aplicadas a Transmissão de Potência do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica), da Poli/USP (unidade Embrapii em Tecnologias Aplicadas a Powertrain da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e da UCS (unidade Embrapii em Tecnologias Aplicadas à Injeção e Conformação de Componentes Veiculares do UCS Grafene da Universidade de Caxias do Sul).

A Unidade Embrapii Powertrain UFMG vai buscar parceiros na indústria automobilística. Essa tarefa caberá ao ELO, que também atuou na elaboração do projeto para concorrer ao edital.

Com Assessoria de Imprensa da UFMG