Institucional

Universidade britânica propõe convênio com foco em arquitetura e ambiente construído

Acordo com Huddersfield deverá prever suporte à pesquisa e intercâmbio estudantil

Patrícia
Patricia Tzortzopoulos foi recebida pelo reitor em exercício José Marcos NogueiraFoca Lisboa / UFMG

A UFMG recebeu, nesta segunda, 18, a visita da professora Patricia Tzortzopoulos, da Universidade de Huddersfield, na Inglaterra. Em conversa com o reitor em exercício, José Marcos Nogueira, ela apresentou a instituição e propôs cooperação relacionada sobretudo à inovação em áreas como design e arquitetura e ambiente construído.

Chefe do Departamento de Arte, Design e Arquitetura, Patricia Tzortzopoulos informou que sua instituição e a UFMG participam de uma rede internacional de pesquisa. Da parte da UFMG, o foco é em gestão na construção civil, e os estudos têm participação de professores como Paulo Andery, do Programa de Pós-graduação em Construção Civil, da Escola de Engenharia.

“Nossa intenção é conhecer melhor a UFMG e estabelecer acordo formal que preveja suporte à pesquisa conjunta e intercâmbio de estudantes de pós-graduação, entre outras iniciativas”, disse a professora, que é gaúcha.

José Marcos Nogueira afirmou que um possível convênio vai ao encontro do projeto de internacionalização da UFMG. “Trata-se de uma ótima universidade britânica, muito bem classificada em pesquisa e ensino. A instituição já mantém parcerias com universidades brasileiras, e várias das áreas em que ela atua se identificam com o nosso perfil”, diz o reitor em exercício.

Também participaram da reunião a diretora adjunta de Relações Internacionais da UFMG, Deise Dutra, e a professora Soraya Aparecida Coppola, da Escola de Belas Artes.

A Universidade de Huddersfield está localizada na cidade homônima, no Norte da Inglaterra. Reúne sete escolas e 23 mil alunos, quatro mil deles estrangeiros, oriundos de 130 países.