Universidade paraguaia busca na UFMG referências para gerir sua extensão

Equipe da UNA pretende estreitar laços e aperfeiçoar seus sistemas de informação

Equipes da UNA e da UFMG compartilharam informações
Equipes da UNA e da UFMG compartilharam informações Assessoria de Comunicação da Proex / UFMG

Representantes da Universidade Nacional de Assunção (UNA/Paraguai) visitaram a UFMG nesta quinta-feira, dia 24, para conhecer as experiências locais de planejamento e implantação de ações de extensão. O objetivo da vista foi também estreitar laços para a cooperação técnica entre as duas universidades nessa área, principalmente com vistas ao aperfeiçoamento dos sistemas de informação da extensão.

As técnicas da área de extensão na UNA, Celeste Amarilla e Eliana Gomez, estiveram na UFMG também representando a Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), entidade latino-americana que congrega universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai em torno do intercâmbio de informações e vocações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Na Pró-reitoria de Extensão, as representantes conheceram a legislação e as principais diretrizes que norteiam a atuação na área. Para Celeste Amarilla, o trabalho de gestão desenvolvido na UFMG servirá de referência para melhoria de ações na UNA e em outras universidades do Paraguai. “Nossa Universidade está em fase de mudanças a fim de aprimorar a extensão, e a UFMG será um referencial não só para a UNA, mas também para universidades públicas do Paraguai”, disse.

Como exemplo, Celeste Amarilla destacou o Sistema de Informação da Extensão (SIEX/UFMG), plataforma em uso na UFMG. “O gerenciamento e o tratamento eficaz de dados, por meio de uma ferramenta unificada e acessível a todos os interessados, são fundamentais para a  área. Hoje, a gestão de informações de extensão na UNA é feita de forma autônoma nas faculdades que compõem nossa Universidade”, explicou.

Durante a vista, as representantes da instituição paraguaia também compartilharam as ações da instituição com a equipe da Diretoria de Apoio à Gestão da Extensão da UFMG. “A exemplo da UFMG, temos um amplo conjunto de ações desenvolvidas com a comunidade, envolvendo discentes, docentes, servidores e população. Nosso objetivo é otimizar essas iniciativas, identificar as necessidades locais e das comunidades de abrangência da Universidade para, assim, propor novas frentes de atuação”, destacou Amarilla.

A Universidade Nacional de Assunção é uma tradicional instituição de ensino superior, fundada em 1889. Possui cerca de 50 mil estudantes e cinco mil professores distribuídos nos campi de Assunção, Luque e San Lorenzo.

Com Assessoria de Comunicação da Proex