Universidade parceira de Wuhan, na China, doa máscaras para hospitais da UFMG

Outra ação de cooperação, desta vez com instituição de Pequim, terá como foco produção de políticas de enfrentamento a epidemias

Huazhong University of Science and Technology é parceria no Instituto Confúcio da UFMG Hust

A UFMG vai receber, nos próximos dias, um lote de cinco mil máscaras para uso hospitalar, fruto de doação da Huazhong University of Science and Techonology (Hust), da China. As máscaras serão destinadas ao Hospital das Clínicas (HC-UFMG) e ao Hospital Risoleta Neves.

A instituição, parceira da UFMG por meio do Instituto Confúcio, é sediada em Wuhan, epicentro da epidemia da Covid-19. A vida na cidade começa a voltar à normalidade, após mais de dois meses de medidas duras e bem-sucedidas de contenção do novo coronavírus.

Segundo o diretor adjunto de Relações Internacionais da UFMG, Dawisson Lopes, há pouco mais de um mês, os colegas da Hust receberam da diretoria, do Instituto Confúcio e dos estudantes de mandarim na UFMG um vídeo com mensagem de otimismo sobre os esforços da cidade e do país para superação da crise. “A repercussão desse gesto foi muito boa, por parte inclusive da Embaixada da China no Brasil, e agora o pessoal da Hust está retribuindo com essa doação”, comenta Lopes.

Políticas públicas
A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) anuncia também que desenvolve projeto de cooperação com a Renmin University of China, com sede na capital Pequim, cujo objetivo é produzir políticas públicas adequadas ao enfrentamento a pandemias, como a de Covid-19. As instituições trabalham para estabelecer plataformas de troca de conhecimentos entre cientistas. A iniciativa deve envolver articulação com os governos de Minas Gerais e de Belo Horizonte.

Os principais interlocutores da DRI são a diretora chinesa do Instituto Confúcio na UFMG, Jin Cheng, vinculada à Hust, e o pró-reitor adjunto de pesquisa científica da RUC, Jinlong Liu.

Campanhas
No âmbito da própria UFMG estão sendo desenvolvidas iniciativas para prover os seus hospitais de materiais necessários para o enfrentamento da Covid-19. Nesta terça-feira, dia 24, foi lançada campanha de financiamento coletivo com o objetivo de arrecadar recursos para aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos e contratação de serviços.

A direção do ICB, por sua vez, promove, até sexta-feira, 27, campanha de arrecadação de luvas e máscaras para o Hospital das Clínicas e o Hospital Risoleta Tolentino Neves. Só no primeiro dia (23), a iniciativa recolheu cerca de nove mil luvas e 200 máscaras.