Campus Pampulha promove vacinação contra o sarampo

UFMG recebeu 2,6 mil doses da tríplice viral; campanha prossegue até o dia 13

Comunidade acadêmica em fila para vacinação na Escola de Engenharia
Servidores e estudantes em filas no posto de vacinação montado na Escola de Engenharia Samuel Resende / UFMG

Diante do atual cenário epidemiológico e do risco de ocorrência de novos casos do sarampo, a UFMG está realizando uma campanha de vacinação contra a doença. A ação, que busca ampliar a cobertura vacinal de pessoas de 15 a 49 anos e termina no próximo dia 13, é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (Casu).

A UFMG recebeu 2,6 mil doses da vacina tríplice viral – que previne contra sarampo, caxumba e rubéola – da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para realizar em suas instalações a chamada intensificação vacinal. “Apesar de a vacina estar disponível nos centros de saúde, apenas 50% da população têm cobertura para o sarampo. Por isso, esse processo é tão importante”, afirma Catarina Coelho, diretora da Divisão de Promoção à Saúde e Saúde Ocupacional do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast).

Proximidade
Nesta quarta, 4, o posto de vacinação foi montado na Escola de Engenharia. Para estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, a proximidade com o local de trabalho facilita a prevenção. “É uma ação extremamente importante, principalmente para os servidores, porque os horários em que trabalhamos não coincidem com os horários de funcionamentos dos postos de saúde e, quando conseguimos ir até eles, as vacinas já não estão disponíveis', argumenta Simone Justino de Morais, secretária geral do Instituto de Geociências (IGC).

Vacina no campus agilizou a vida de Caroline
Caroline Abrantes, do curso de NutriçãoSamuel Resende /  UFMG

“Eu fico o dia inteiro na UFMG, não tenho muito tempo para procurar um posto de saúde fora da Universidade, então me ajuda bastante", diz a estudante Caroline Abrantes, do sétimo período do curso de Nutrição. Segundo ela, a campanha vem em um momento importante, pois as pessoas desacreditam ou não têm informações suficientes para compreender a importância da vacina.

Para Maria Luiza, que é natural do Piauí, a instalação de um posto em um lugar familiar foi de extrema relevância. “Ainda estou me acostumando com a cidade e seria complicado se ainda tivesse de procurar um posto perto de casa", justifica a estudante do primeiro período de Nutrição. Ela afirma ainda que, além de prevenir a doença em sua comunidade, a Universidade também cumpre um papel social fundamental para a sociedade.

Segundo o professor Alexandre Campos, do Departamento de Geologia do IGC, que também recorreu à Escola de Engenharia para se imunizar, campanhas como essa fazem a vacina alcançar um público maior: “É uma ótima forma de atingir um número relevante de pessoas".

A TV UFMG acompanhou a vacinação na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Assista ao vídeo:

Horários
A cada dia, uma unidade diferente no campus recebe a equipe de vacinação, das 9h às 12h e das 13h às 17h. No posto do Dast, a vacina é aplicada todos os dias, das 18h às 21h – no dia 13, a vacinação no Dast também ocorrerá nos horários diurnos. As doses estão disponíveis para a comunidade universitária, prioritariamente para alunos, professores e servidores técnico-administrativos.

Os interessados devem levar cartão de vacina e documento de identidade para que a situação vacinal seja verificada pelos profissionais. As escalas em cada unidade do campus Pampulha estão disponíveis aqui. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail sast@prorh.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4315.

Surto e mortes
O Brasil vive um surto de sarampo. De 9 de junho até 31 de agosto, já foram confirmados 2.753 casos da doença, segundo informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira, dia 4. No período, houve quatro óbitos decorrentes da complicação do quadro de saúde dos pacientes. Três foram registrados em São Paulo e um em Pernambuco.

Samuel Resende / com informações da EBC