Notícias Externas

Vida e obra de Ariano Suassuna são tema de entrevista no programa Universo Literário

Amigo do escritor, professor Carlos Newton Júnior falou sobre o romancista e dramaturgo brasileiro

Suassuna: destaque à cultura nordestina
Suassuna: destaque à cultura nordestina Foto: Wilson Dias/ABr - Agência Brasil

Grande defensor da cultura nordestina no Brasil, Ariano Vilar Suassuna foi um dramaturgo, romancista, poeta, ensaísta e professor brasileiro. Idealizador do Movimento Armorial, Suassuna é muito conhecido por obras como Auto da Compadecida e O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta.

Como professor, Ariano Suassuna demonstrou ter um indiscutível preparo intelectual e ser um apaixonado pela sala de aula. O escritor foi eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, em 1990. Também integrou as academias Pernambucana, desde 1993, e Paraibana de Letras, a partir de 2000.

Suassuna, que morreu em 2014, é um dos mais importantes nomes da literatura nacional, responsável por valorizar a cultura e a literatura nordestinas.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 31, o professor Carlos Newton Júnior, que foi aluno e amigo de Suassuna, falou sobre a vida e a obra do escritor paraibano.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Os livros do autor têm sido publicados no Brasil pela Nova Fronteira. Outras informações podem ser consultadas no site do grupo editorial da editora.

Produção de Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória