Vídeo da série 'Aulas abertas' discute as interseções da arte com a cultura e a saúde mental
Reflexões da psicanalista e professora de yoga Renata Queiroz são inspiradas na obra do dançarino japonês Kazuo Ohno
O projeto Aulas Abertas, promovido pelo Centro Cultural UFMG, recebeu a professora Renata Queiroz para uma conversa filosófica no YouTube sobre o entrecruzamento entre arte, cultura e saúde mental. Renata aborda a saúde mental na perspectiva de uma condição que se constitui como processo permanente de construção de si mesmo e de criação de uma identidade singular.
A psiquiatra e psicanalista traz como referência a obra poética do dançarino de butoh japonês Kazuo Ohno. A dança foi, para esse artista, a sustentação da sua saúde física e psíquica, além de ter sido essencial para a sua inserção no mundo e sua elevação como ser humano.
Renata Queiroz é médica psiquiatra, psicanalista, performer e professora de yoga no projeto de extensão Kundalini Yoga: Estilo de vida e saúde mental da UFMG.
O projeto Aulas abertas foi concebido para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, com vistas à construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público. As conversas não se materializam em aulas no sentido convencional, mas em discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano.
Um novo vídeo da série é publicado semanalmente nas mídias sociais do Centro Cultural (Facebook, Instagram e YouTube) e no site da instituição.