Institucional

Vídeo destaca papel do Repositório Institucional como vitrine das pesquisas da UFMG

Em formato e linguagem acessível, produção audiovisual está disponível no canal da TV UFMG no YouTube

Acessado por milhões de usuários nos seis continentes, o Repositório Institucional (RI-UFMG) é um ambiente digital dedicado ao armazenamento, ao acesso, à divulgação e à preservação da produção intelectual da Universidade. Com mais de dez milhões de visualizações, o portal ganhou uma apresentação audiovisual que enfatiza o seu papel de destaque na projeção das pesquisas da Universidade para o mundo.

Produzido pela TV UFMG em formato e linguagem acessível, o vídeo apresenta as quatro comunidades que compõem o Repositório – trabalhos acadêmicos, publicações científicas e culturais, gestão e recursos educacionais –, destaca a visibilidade nacional e internacional dos conteúdos publicados e a importância da contribuição da comunidade acadêmica no povoamento da plataforma.

Com o objetivo de ampliar o acesso, a produção está disponível no canal da TV UFMG no YouTube, que tem cerca de 50 mil inscritos. “A TV universitária desempenha função essencial na divulgação das atividades da Universidade por meio do audiovisual, um meio atrativo e potente. Contamos com uma comunidade comprometida, que nos acompanha ao longo do tempo e enriquece nossas iniciativas com interações valiosas”, comenta Ana Fatorelli, coordenadora da TV UFMG. 

A jornalista Vitória Brunini, que participou da produção do vídeo, ressalta que a ideia era desenvolver um conteúdo que não só divulgasse o RI, mas também incentivasse a comunidade a depositar seus trabalhos na plataforma. “A prioridade foi mostrar a grandiosidade do Repositório, de forma leve e didática. Ficamos felizes em saber que alcançamos esse objetivo.”

Sensibilização
Izabel Araújo, coordenadora do RI-UFMG, reforça que essa parceria auxiliará na sensibilização dos pesquisadores da Universidade. “Estamos apresentando, em reuniões presenciais com os diretores das unidades acadêmicas, o impacto mundial da disseminação dos resultados de pesquisa no Repositório. O número expressivo de usuários e visualizações da plataforma é resultado de sua integração com portais agregadores e bases de dados nacionais e internacionais, como o Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto, o Portal Nacional de Portugal, o agregador europeu OpenAIRE e bases de dados da América Latina. Com o vídeo produzido pela TV UFMG, mostraremos, de forma ainda mais eficaz, essa relevância”, explica Izabel.

A disponibilização da produção intelectual na plataforma é feita em parceria com as equipes do Repositório e do Sistema de Bibliotecas. Kátia Pacheco, diretora da Biblioteca Universitária e coordenadora do comitê gestor do RI-UFMG, ressalta a importância da contribuição das diversas frentes de trabalho e enfatiza que a prioridade agora é ampliar o número de acessos por meio do povoamento da comunidade de recursos educacionais. “Formaremos comissões para auxiliar na chancela dos recursos de ensino e aprendizagem que serão divulgados no Repositório Institucional”, informa a diretora. “Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de aumentar a visibilidade da instituição e dos pesquisadores.”

Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária da UFMG