Ensino

Vídeos registram experiências da atenção primária à saúde

Produções de alunos e professores da Faculdade de Medicina foram reunidas no programa 'Panorâmica', da TV UFMG

A edição de março do programa Panorâmica exibe 14 vídeos produzidos por alunos da disciplina Introdução primária à saúde, ofertada na Faculdade de Medicina da UFMG. As produções, que compuseram a primeira edição da Mostra de Atenção Primária à Saúde, mostram a exitosa experiência de alunos, professores, profissionais e usuários dos centros de saúde de Belo Horizonte.   

Segundo o professor Nathan Souza, do Departamento de Clínica Médica da UFMG, a Atenção Primária à Saúde refere-se à medicina com visão mais integral, mais longitudinal, que cuida das pessoas em sua integralidade. Nesse sentido, a 1ª Mostra de Atenção Primária em Saúde pretende, por meio das produções audiovisuais, dar visibilidade ao processo de aprendizagem. O critério de seleção dos vídeos não priorizou apenas questões estéticas, mas também teve como foco o engajamento do aluno na temática e a forma como conseguiu transmitir os conceitos. 

Para Nathan, o uso do audiovisual como linguagem representa um avanço em relação às formas tradicionais de ensino-aprendizagem e desperta a criatividade dos estudantes, diferentemente das formas tradicionais de ensino-aprendizagem em que somente o professor transmite o conteúdo.

Equipe

Roteiro, produção e direção: Ana Fatorelli
Produção: Renato Temponi
Imagens: Ravik Gomes
Edição: Márcia Botelho