Pesquisa e Inovação

Violão adaptado desenvolvido na Escola de Engenharia pode ser tocado com uma só mão

Tecnologia foi feita pela empresa CPE Jr. sob demanda de um músico que, por conta de um AVC, perdeu parte de sua mobilidade

Entre os anos de 2018 e 2020, integrantes da Consultoria e Projetos Elétricos Júnior (CPE Jr.) desenvolveram um instrumento que, ao substituir as idas e vindas da mão direita no violão, replicando assim as “batidas” das músicas, pode ser tocado com uma só mão.

Além da confecção de um circuito elétrico que se encaixa ao instrumento, a equipe também usou modelagem e impressão 3D para construir cases para proteção e aprimoramento da capacidade de manutenção do aparelho. Todo o hardware é controlado pelo sistema Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, o que permite que pessoas com alguma impossibilidade motora, seja causada por um AVC, amputação ou outro tipo de redução da mobilidade do membro, ainda consigam tocar o instrumento.

Em entrevista para a TV UFMG, o gerente de produtos da empresa, João Trindade, conta parte do processo de desenvolvimento do instrumento nesses dois anos de produção.

Para mais informações, acesse o site da empresa

Entrevistados: João Trindade - Gerente de Produtos - CPEJr
Equipe: Vitória Fonseca (produção); Ravik Gomes (edição de imagens); Renata Valentim (edição de conteúdo)