Ensino

Programa de rádio aborda 'cura gay' sob a perspectiva LGBT

Atração produzida por alunos de Comunicação Social vai ao ar nesta quarta

Beijaço gay realizado no gramado da Reitoria da UFMG
Beijaço gay realizado no gramado da Reitoria da UFMG Sarah Grunbaum/UFMG

Ouvir e dar voz comunidade LGBT da UFMG sobre a polêmica liminar da “cura gay”, que abre caminho para a adoção de terapias de reversão sexual. Esse é o mote do novo programa da Rádio Terceiro Andar, projeto de ensino do curso de Comunicação Social, que vai ao ar nesta quarta-feira, às 10h30, durante o Programa Conexões da Rádio UFMG Educativa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou, em 17 de maio de 1990, a homossexualidade da lista internacional de doenças. Desde então, a data é celebrada como o Dia Internacional Contra a Homofobia. No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia estabeleceu, nove anos depois, normas éticas para a atuação dos profissionais da área que os impedem de patologizar a orientação sexual e oferecer ou incentivar qualquer tipo de tratamento. 

No entanto, uma recente decisão da justiça de Brasília trouxe à tona uma discussão que parecia encerrada. A equipe do programa procurou representantes da comunidade LGBT da UFMG e ouviu o que eles pensam sobre a liminar. 

Análises e debates dos repórteres sobre o tema também marcam o programa, o segundo desta temporada da Rádio Terceiro Andar. Ele foi produzido por alunos da disciplina Rádio e mídias digitais, do curso de Comunicação Social da UFMG, sob coordenação da professora Sônia Pessoa.

A Rádio Terceiro Andar pode ser ouvida na internet. Outras informações sobre o programa estão disponíveis no Twitter, no Facebook e na página do projeto