Programa Serelepe estreia nova temporada na Rádio UFMG Educativa

Atração, que comemora 15 anos, integra projeto de extensão e é produzida no âmbito de disciplina da EBA

Turma da disciplina Programa de rádio Serelepe no primeiro semestre de 2019 foi a responsável pela criação dos episódios
Turma que cursou a disciplina no primeiro semestre de 2019 foi responsável pela criação dos episódios Rogério Salvador

O programa de rádio Serelepe: uma pitada de música infantil estreia neste sábado, 14, às 9h, sua nova temporada na Rádio UFMG Educativa. Produzida por alunos da disciplina Programa de Rádio Serelepe, oferecida no curso de graduação em Teatro da Escola de Belas Artes (EBA), a atração comemora 15 anos de presença na programação da Rádio UFMG Educativa.

Os temas de cada episódio são escolhidos por duplas de estudantes que desenvolvem os roteiros, gravam e inserem o o repertório musical. A base desse repertório são as produções musicais brasileiras e de grupos da América Latina. Esses grupos, em sua maioria, estão vinculados ao Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha (Mocilyc). Segundo o professor Eugênio Tadeu, coordenador do projeto, o principal objetivo é “dar acesso a esse material riquíssimo e compartilhar o acervo de que dispomos”.

O programa integra o projeto de extensão Serelepe: brinquedorias sonoras e cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG e tem o apoio da Proex, Mocilyc e Duo Rodapião. Os episódios vão ao ar aos sábados e domingos, às 9h, e podem ser ouvidos na frequência FM 104,5 ou na página da emissora hospedada no Portal UFMG. Vinte e cinco episódios serão veiculados neste primeiro semestre.

Longevidade
Um dos primeiros programas da Rádio UFMG Educativa, o Serelepe iniciou a sua programação veiculando programas que duravam de seis a nove minutos e eram transmitidos todos os dias, nos períodos da manhã e da tarde. Depois de testado esse formato, a equipe passou a elaborar programas com uma hora e, hoje, eles duram 30 minutos.

Embora exista uma quantidade significativa de projetos que abordam a infância nas diversas áreas da universidade, o Serelepe é um dos poucos programas que faz uma produção artística dirigida à criança. “Isso nos traz uma enorme responsabilidade, pois esse pequeno sujeito precisa ser tratado com respeito e sensibilidade. Para nós, tudo o que é proposto às crianças deveria ser capaz de aguçar a sensibilidade, provocar curiosidade e interesse”, argumenta Eugênio Tadeu.

A disciplina Programa de Rádio Serelepe é oferecida anualmente aos alunos de
graduação da Universidade. Seu objetivo é criar um ambiente para produção de programas que contenham músicas, histórias, brincadeiras, entrevista, experiências vocais, curiosidades e informações culturais.

Até o momento, já passaram pelo Serelepe mais de 60 estudantes das graduações em Teatro, Pedagogia, Psicologia, Administração, Letras e Licenciatura em Dança. A disciplina é desenvolvida com base em discussão sobre o conceito de infância, urdido no decorrer da formação individual e nas próprias experiências musicais e de brincadeiras vivenciadas pelos estudantes.

Neste artigo publicado na Universidade Federal de Tocantins (UFT), o professor Eugênio Tadeu faz uma reflexão sobre o Serelepe. Mais informações estão disponíveis no blog do projeto