Extensão

Voluntários da UFMG preparam estudantes para a olimpíada de matemática das escolas públicas

Curso, gratuito, recebe inscrições até 10 de fevereiro

Sala de aula em escola pública do Paraná:
Sala de aula em escola pública do Paraná: competição é aberta a estudantes de todo o paísArquivo Agência Estadual de Notícias | Governo do Paraná

Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para o projeto de extensão Olimpo, que oferece aulas preparatórias gratuitas para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMep).

O curso é destinado a alunos que cursam os anos finais do ensino fundamental (oitavo e nono anos) e do ensino médio, como consta em edital.

Ministradas por professores voluntários selecionados – graduandos, mestrandos e doutorandos da UFMG –, as aulas têm como foco o desenvolvimento de competências matemáticas e o raciocínio lógico dos estudantes, abrangendo todo o conteúdo da matemática básica.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o curso preparatório ocorrerá no formato on-line, o que favorece a participação de alunos de todo o Brasil. Serão oferecidas 200 vagas, e as inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

A seleção será feita por meio de questionário de motivação, que busca identificar o interesse do aluno em participar e se preparar para OBMep, e a aplicação de teste, composto de questões de matemática que abordam conteúdos como conjuntos, grandezas e medidas, geometria plana e cálculo algébrico e polinômios. 

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail pro.olimpo@gmail.com.