Pesquisa e Inovação

Especialistas vão discutir cooperação jurídica e conflitos na internet

Preservação de dados e da privacidade permeará debate na Faculdade de Direito, na próxima semana

Representantes do Judiciário, do setor privado, da academia e da sociedade civil compõe a programação de debates
Relações na internet desafiam os mecanismos de jurisdiçãoEdilson Rodrigues / Agência Senado / Fotos Públicas

Os problemas enfrentados pelos operadores da justiça brasileira em decorrência de questões de jurisdição e cooperação internacional que envolvem a rede mundial de computadores serão discutidos na próxima quinta-feira, 26, na Faculdade de Direito, no Workshop Interinstitucional de Pesquisa Jurisdição e Cooperação Jurídica Internacional nos Conflitos da Internet. O evento é resultado do trabalho da equipe do projeto de pesquisa Estado e mundialização nas fronteiras do trabalho e tecnologias, vinculado ao Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação (GNet) do Departamento de Direito Público.

O professor e coordenador do evento, Fabrício Pasquot Polido, afirma que há pouco debate sobre o tema: “Esses conflitos afetam nossos interesses como usuários na medida em que a preservação de dados e da privacidade está em jogo", afirma. Ele explica que a cooperação jurídica internacional é um tema antigo, mas o ambiente cibernético representa um desafio recente para os mecanismos de jurisdição. “Supondo que ocorra divergência entre usuários, ou entre usuários e empresas, e havendo um pedido de divulgação de conteúdo de um aplicativo de conversas, como o WhatsApp, esse conflito poderá envolver empresas internacionais. Essa situação acaba transcendendo o Estado brasileiro", exemplifica Fabrício Polido.

Com vagas limitadas, o evento começa às 9h e segue até às 19h, com a participação de membros do Ministério da Justiça e do Ministério Público Federal (MPF), de professores da UFMG, da UnB, da UFJF, do UniCEUB, de Brasília, e de representantes do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e de empresas que operam no mundo digital, como Facebook e Google.

As inscrições (R$ 20) devem ser realizadas no site da Sympla, e as vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail institutoirisbh@gmail.com ou na página do evento, que é organizado pelo Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS) em parceria com o GNET. A atividade será realizada no auditório Francisco Luiz, que fica no 16º andar da Faculdade de Direito.