Universidades lançam canal de TV a cabo

Acontece

Mesa-redonda discute obra de Monteiro Lobato

Homenagear os 50 anos da morte de Monteiro Lobato, buscando como motivações imaginárias que orientam, ou até mesmo o desorientado como lutas do escritor, é uma proposta de mesa redonda para a Faculdade de Educação realizada, no dia 17 de setembro, às 19 horas, no auditório da Unidade. Na programação, vários especialistas abordam aspectos da sua obra. 

Entre os temas, destaque para O Imaginário e o Ideário Pedagógico na Obra de Monteiro Lobato , com Rosa Maria Melloni, da USP; Monteiro Lobato para Adultos , com Maria das Graças Paulino, da Fae; Lobato no País da Infância , com Maria Cristina Gouvêa, da Fae; Monteiro Lobato: o Perfil de um Intelectual Moderno , com Dilma Castelo Branco, da Fale. 

Lobato também será lembrado pela contadora de histórias Sara Pitchon, sem livro O fígado indiscreto , e sem lançamento do livro Monteiro Lobato: uma saga imaginária de uma vida , da professora Rosa Maria Melloni, que encerrou o seminário. 

O evento será promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa do Imaginário, com entrada franca. Informações: telefones 499-5329, 375-9147 e-mail eliane@fae.ufmg.br.

Enfermagem

A Escola de Enfermagem está inscrita para dois cursos de especialização: Administração da Assistência de Enfermagem em Serviços de Saúde, inscrita até 28 de setembro, e Especialização em Saúde Mental, com inscrições até 2 de outubro. Maiores informações pelo telefone 226-7735.

Bolsas para estrangeiros

O Ministério das Relações Exteriores da Espanha está oferecendo bolsas para o ano acadêmico de 1999. 

Como bolsas são selecionadas para hispanistas estrangeiros, de qualquer nacionalidade, especialmente da área de Ciências Humanas. As inscrições encerradas em 30 de setembro. 

Os formulários de inscrição podem ser encontrados na sala 7.003 do prédio da vitória. Maiores informações na embaixada da Espanha, em Brasília: (061) 244-2121 e 244-2145.

Habitação popular

A UFMG e a Caixa Econômica Federal prorrogaram até 23 de outubro as inscrições para o Prêmio de Habitação Popular , voltado para profissionais e estudantes que tiveram trabalhos e experiências de habitação para uma população de baixa renda. O autor do melhor projeto recebe R $ 8 milhões. 

Como inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão (sala 6014 do prédio da Reitoria), entre 10 e 15 horas. Os formulários de inscrição com o regulamento do Prêmio podem ser apanhados nas agências da Caixa ou no próprio Proex. 

Informações: 499-4070.

Artes plásticas e visuais

O Centro Cultural UFMG está recebendo, até o dia 30 de setembro, apresentações de artes plásticas e visuais, como espetáculos cênicos, para o primeiro semestre de 1999. O processo de seleção é aberto a artistas, instituições culturais, curadores de mostra, produtores de espetáculos e artes cênicas. Informações pelo telefone 226-2544 ou fax 226-4208.

Estudos Avançados

O reitor Sá Barreto instalou, no último dia 10, comissão que vai elaborar proposta de implantação e funcionamento do Instituto de Estudos Avançados da UFMG. Quando for criado, o órgão deverá estimular estudos e pesquisas avançados e interdisciplinares. Presidida pelo pró-reitor de Pesquisa, professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, a comissão deverá concluir seus trabalhos até o final do ano. Ela é constituída ainda pelos professores Alfredo Gontijo, Ivan Domingues, Evando Mirra e Heitor Capuzzo.

Cidadão Kane

O filme Cidadão Kane, de Orson Welles, será exibido na próxima quinta, dia 24, pelo Cineclube UFMG, na Escola de Belas-Artes. A produção, de 1941, figura em primeiro lugar na lista dos cem melhores filmes norte-americanas divulgada pelo American Film Institute (AFI). Antes, na terça, dia 22, o Cineclube exibirá a comédia romântica Núpcias de escândalo, que ficou em 51º na relação do AFI. 

As sessões acontecem sempre às terças e quintas, 17h30.

Reitor

O reitor Sá Barreto está utilizando o correio eletrônico para dialogar com funcionários, alunos e professores da UFMG. O e-mail do reitor está disponível para receber perguntas, comentários, críticas e sugestões sobre qualquer assunto de interesse da comunidade universitária. Temas de natureza acadêmica, funcional e administrativa, individuais ou comunitários, poderão ser objeto de diálogo com Sá Barreto se encaminhados ao e-mail reitor@reitoria.ufmg.br.

Veterinária

A Escola de Veterinária da UFMG e o departamento de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa promovem, de 20 a 25 de setembro, em Belo Horizonte, o III Congresso Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinárias, que deverá reunir cerca de 600 participantes. O evento tem por objetivo atualizar conhecimentos, divulgar pesquisas e promover o intercâmbio de experiências profissionais. Podem participar, profissionais liberais que trabalham em clínicas veterinárias de pequenos e grandes animais, docentes das áreas de cirurgia e anestesiologia vinculados a instituições públicas e privadas e profissionais que atuam em instituições de pesquisa e estudantes dos cursos de graduação e pós em Medicina Veterinária. Maiores informações através do telefone 441-5244.

Trabalho e educação

Prevista para os dias 16 e 17 de setembro, a IV Feira Trabalho & Educação, promovida pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Fae, foi adiada para 29 e 30 do mesmo mês. Este ano, cerca de 480 alunos de 17 turmas estarão envolvidos na produção da feira, onde serão apresentados 20 trabalhos, com diferentes abordagens. Informações pelo telefone 499-5349, com a professora Daisy Cunha, ou pelo e-mail nete@fae.ufmg.br. 

                                                           TESES E DISSERTAÇÕES

IOGURTE

Dissertação: Características físico-químicas, teor de acetaldeído e contagem de microorganismos típicos do iogurte como critérios para avaliação de sua qualidade 

Autora: Cláudia Azeredo 

Defesa: 29 de maio, junto ao mestrado em Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Escola de Veterinária 

Banca: Ronon Rodrigues (orientador), Wagner Luiz Moreira dos Santos, Renaldo Travassos Martins, Élvio Carlos Moreira e Maria Beatriz Abreu Glória, todos da UFMG

ARTRITE

Tese: Diagnóstico da artrite encefalite caprina através de Elisa e da reação em cadeia de polimerase (PCR) 

Autor: Roberto Soares de Castro 

Defesa: 29 de maio, junto ao doutorado em Medicina Veterinária, da Escola de Veterinária 

Banca: Rômulo Cerqueira Leite (orientador), Maurício Rezende , Aurora Maria Guimarães Gouveia , Zélia Inês Portela Lobato, todos da UFMG, e Valéria Moogen (UFRGS)

REPRODUÇÃO ANIMAL

Tese: Níveis de proteína e vitamina E para reprodutora pesada: 1. Efeitos sobre o desempenho; 2. Efeitos sobre a concentração de tocoferol na gema e tecidos; e balanço de nitrogênio; 3. Efeitos sobre a progênie 

Autor: Sérgio Luiz de Toledo Barreto 

Defesa: 5 de junho, junto ao doutorado em Medicina Veterinária, da Escola de Veterinária 

Banca: Walter Motta Ferreira (orientador), Nelson Carneiro Baião, Nelson Rodrigo da Silva Martins e José Antônio de Figueiredo Veloso, todos da UFMG, e Nilva Kazue Sakomura (Unesp)

BRUCELOSE

Dissertação: Avaliação do teste de imunodifusão empregando o polisacarídeo no diagnóstico de brucelose bovina. Estudo comparativo ou outras técnicas de diagnóstico 

Autor: Geraldo Márcio da Costa 

Defesa: 28 de maio, junto ao mestrado em Medicina Veterinária Preventiva, da Escola de Veterinária Banca: Vera Lúcia Viegas de Abreu (orientadora), Francisco Carlos Faria Lobato, José Ailton da Silva, Rômulo Cerqueira Leite e José Brito de Figueiredo, todos da UFMG

SALSICHA

Dissertação: Avaliação da qualidade de salsicha comercializada em Belo Horizonte/MG pela quantificação da hidroxiprolina 

Autor: Ricardo DAngelo Andrade Reis 

Defesa: 25 de junho, junto ao mestrado em Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Escola de Veterinária 

Banca: Wagner Luiz Moreira dos Santos (orientador), Renaldo Travassos Martins, Afonso de Liguori Oliveira, Décio Souza Graça e Paulo Caldeira Brant, todos da UFMG

LESÕES HEPÁTICAS

Dissertação: Estudo histopatológico das lesões hepáticas induzidas pela administração de uma ou múltiplas doses de tetracloreto de carbono em ratas 

Autora: Estela Regina de Oliveira Caliari 

Defesa: 30 de abril, junto ao mestrado em Patologia, da Faculdade de Medicina 

Banca: Virgínia Hora Rios Leite (orientadora/UFMG), Fausto Edmundo Lima Pereira (Ufes) e Nivaldo Hartung Toppa (UFMG)

GLAUCOMA

Tese: Glaucoma cortisônico pseudocongênito (análise clínica de 33 casos) 

Autor: Sérgio Manoel Nogueira Silva 

Defesa: 17 de julho, junto ao doutorado em Oftalmologia, da Faculdade de Medicina 

Banca: Nassim da Silveira Calixto (orientador/UFMG), Sebastião Cronemberger Sobrinho (UFMG), Adalmir Morterá Dantas (UFRJ), Alberto Jorge Betinjane (USP) e Daíse Malheiros Meira

ONGs

Dissertação: As ONGs de assessoria a movimentos sociais por habitação: estudos de caso Brasil e Chile (anos 90) 

Autora: Maria do Carmo Bueno Guerra 

Defesa: 24 de junho, junto ao Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, da USP 

Banca: Pedro Jacobi (orientador/USP), Aílton Mota de Carvalho (UFMG) e Amália Ines Geraiges de Lemos (USP)

AMINOÁCIDOS

Tese: Estudo do comportamento radiolíticode alguns aminoácidos e de cultura de células da Thevetia neríifolia Juss, na presença e na ausência de selênio 

Defesa: 13 de junho, junto ao doutorado em Química, do Icex 

Banca: Elias Mansur Netto (orientador), Antônio Marques Netto, Elene Cristina Pereira Maia e José Domingos Fabris, todos da UFMG, e Rubens Martins Moreira (CDTN)

ANÁLISE ESTÁTICA

Dissertação: Estabilidade de tensão em sistemas de energia elétrica: estudo do fenômeno e de métodos para análise estática 

Defesa: 2 de julho, junto ao mestrado em Engenharia Elétrica (CPDEE), da Escola de Engenharia 

Banca: Maria Helena Murta Vale (orientadora), Paulo Fernando Monteiro Palmeira , Mário Jorge Dias Carneiro, todos da UFMG, Antônio Carlos Zambroni de Souza (EFEI) e o engenheiro Carlos Alberto de Freitas Melo (Cemig) 

                                                       Concursos Professores

Conforme edital nº 75/98, publicado do Diário Oficial em 31 de agosto, a UFMG está com concursos abertos nas seguintes áreas:

Professor Assistente

Faculdade de Odontologia, departamento de Clínica, Patologia e Cirurgia Odontológica. Duas vagas. Área de Conhecimento: Clínica Integrada de Atenção Primária. Inscrição até 60 dias após a publicação do edital. Telefone: 275-2844

Professor Adjunto

Faculdade de Medicina, departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia. Duas vagas. Área de Conhecimento: Oftalmologia. Inscrição até 30 dias após a publicação do edital. Telefone: 239-7220

Escola de Engenharia, departamento de Engenharia Mecânica. Uma vaga. Área de Conhecimento: Projetos Mecânicos  CAE -CAD. Inscrição até 120 dias após a publicação do edital. Telefone: 499-5140

Escola de Engenharia, departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Uma vaga. Área de Conhecimento: Saneamento Básico, com capacitação para exercer atividades docentes nas áreas de Sistemas de Abastecimento de Água e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Inscrição até 60 dias após a publicação do edital. Telefone: 238-1880