Universidades lançam canal de TV a cabo

Esporte na infância evita problemas físicos

Especialista alemão em treinamento esportivo diz que atividade física ajuda crianças a apurar técnica

Estresse, osteoporose, arteriosclerose, problemas circulatórios e coluna são os machos da vida agitados das grandes cidades que podem ser prevenidos com atividades físicas a partir de seis anos. A constatação é uma das maiores autoridades mundiais em treinamento esportivo, Jürgen Weineck, professor da Universidade de Nürenberg, Alemanha, que veio para a UFMG a convite da Escola de Educação Física para ministrar o curso de Treinamento Moderno no Esporte

Durante uma semana, discutimos com profissionais, alunos e professores como o diagnóstico do desempenho esportivo, as novas tendências nos treinamentos de força, a velocidade, a compensação e a recuperação e o treinamento de crianças e jovens. 

O especialista alemão afirmou que 15% da população do seu país sofre de osteoporose (aumento anormal da porosidade dos ossos) e 10% das crianças dos países industrializados têm arteriosclerose (enrijecimento das artérias). Além de evitar ou surgir essas doenças, uma prática de atividade esportiva na infância possibilita o desenvolvimento de uma técnica de jogo mais apurada do que quando começa na adolescência. 

Nós citamos como exemplo ou que acontece no Brasil, onde garotos começam a jogar bola nas ruas ainda pequenas. Pode estar aí, disse, uma das razões de muitos deles chegarem à idade adulta praticando ou melhor futebol do mundo: "Na Alemanha, as crianças não têm essa facilidade. Nossos pontos fortes neste esporte acabam sendo a força física, a determinação e a disciplina" . 

O especialista, no entanto, alerta para uma sobrecarga de treinamento na infância, que pode prejudicar o desenvolvimento muscular e muscular da criança e comprometer seu futuro no esporte. "É preciso aplicar corretamente os métodos de treinamento que se adaptam a cada faixa etária, sexo, peso e tamanho", disse. 

Compensação 

Nós consideramos fundamental desenvolver também as atividades complementares escolhidas pela criança. É o que chama de treinamento de compensação. "Nenhuma modalidade esportiva sozinha consegue fazer com que um indivíduo desenvolva proporcionalmente todas as partes do corpo", explicou. 

Como exemplos, citamos a natação e a ginástica rítmica, dois esportes que os atletas iniciam muito cedo. "O primeiro esforço de resistência e capacidade respiratória, mas não consegue o mesmo resultado com estrutura óssea. Já exercitar-se bem-estar-o-equilíbrio-e-ritmo-não-aperfeiçoar-a-capacidade-de-reação-que-o-futebolista", esclareceu.

Marco Antônio Corteleti