Universidades lançam canal de TV a cabo

Inaugurada TV Universitária

Programação da UFMG estreará em novembro com divulgação das atividades acadêmicas

Com um pronunciamento do reitor Sá Barreto e uma entrevista da professora Magda Soares, da Faculdade de Educação, da UFMG, participou da primeira exibição pública da TV Universitária, canal 15, no último dia 10. O programa inaugural do novo canal no cabo de Belo Horizonte foi ao logo após a assinatura de um convênio de cooperação provisória pelos dirigentes da UFMG, PUC-MG, Fafi-BH e Uemg, ativação imediata da implementação do canal disponível para as universidades do Serviço de TV a Cabo do Brasil. 

O reitor Sá Barreto disse que a presença da UFMG no lançamento da TV Universitária representa um momento histórico para uma universidade pública que mostra pela qualidade e que precisa divulgar suas atividades para a sociedade que mantém. 

Na primeira quinzena de novembro, é criada uma futura TV UFMG, que abre uma parcela dos programas fornecidos pela Universidade. Além de exportar para o público como atividades da UFMG, uma programação pode explorar o jornalismo crítico em diversas áreas do domínio acadêmico. "Representamos uma vanguarda na formação de recursos humanos, cultura e ciência, ou nos credenciados a exercer críticas nessas áreas", disse a vice-reitora Ana Lúcia Gazzola, na entrevista coletiva sobre o canal 15 à imprensa, na véspera da inauguração . 

Inicialmente, uma TV Universitária não abre de 18 às 24 horas. O tempo de programação aumentado ao longo dos primeiros meses, é calculado gradualmente pelo período da tarde. 

Futuramente, todos os serviços, associações, departamentos e unidades acadêmicas da UFMG podem estar conectados ao canal universitário. 

O convênio prevê a formação de um Conselho de Reitores, um Conselho Gestor e um Grupo Executivo para administrar a TV Universitária: O representante da UFMG no Conselho Gestor, em atividade desde março, é o diretor de Divulgação e Comunicação João Bosco Jardim. O jornalista Murilo Gontijo, da Coordenadoria de Comunicação Social, integrará o Grupo Executivo. 

As universidades públicas, UFMG e Uemg, participarão do convênio como convidadas pelas duas instituições particulares até a instituição de uma fundação que abarcará todas as ações futuras da TV (veja box). 

                                                      Canal terá uso compartilhado 

Nos termos do convênio de cooperação mútua provisório assinado pelos dirigentes das quatro instituições que integram a TV Universitária, os participantes se comprometem a instituir, de forma associada, uma fundação para utilizar o canal disponibilizado pela Lei Federal nº 8977. 

Essa lei, de 6 de janeiro de 1995, dispõe sobre o Serviço de TV a Cabo no País. O artigo terceiro diz: "O Serviço de TV a Cabo é destinado a promover a cultura universal e nacional, a diversidade de fontes de informação, o lazer e o entretenimento, a pluralidade política e o desenvolvimento social e econômico do País". O artigo quarto diz: "O Serviço de TV a Cabo será norteado por uma política que desenvolva o potencial de integração ao Sistema Nacional de Telecomunicações, valorizando a participação do Poder Executivo, do setor privado e da sociedade, em regime de cooperação e complemen-tariedade". 

O artigo 23, que normatiza a destinação de uma variedade de canais de TV a Cabo (legislativos, educativos, comunitários, etc) reserva um "canal universitário" para uso compartilhado entre as universidades localizadas no município ou cidades da área de prestação do serviço.