Universidades lançam canal de TV a cabo

"Mulheres da mala" incentivam leitura

Hoje tem mala! Hoje é dia da mala! "Assim, como as crianças da Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo recebem como professoras Mirian Chaves, Mônica Dayrell e Narriman Conde, do Centro Pedagógico da UFMG, coordenadoras do Projeto Mala de Leitura . Semanalmente, elas visitam a Escola, "Nosso objetivo é resgatar o espaço da literatura infantil, habituar-se a crianças no mundo da leitura e criar condições para professores que refletem sobre práticas de leitura na escola", explica Mirian . 

Durante cerca de 20 minutos, como professoras contaminação histórias para crianças de 1ª e 2ª séries. Depois, os alunos exploram uma mala, manuseiam e lêem os livros. Na mala eles encontram contos de fadas e contemporâneos, fábulas, poesias, livros de adivinhações e línguas de lava. 

Os frutos do trabalho já estão aparecendo. No final do ano passado, como coordenadoras do Mala de Leitura , em conjunto com os professores da Escola, uma avaliação do Projeto e constataram que as crianças já desenvolveram interesse maior pela leitura. Segundo a professora Mirian, o "dia da mala", como diz os alunos, é esperado com muita expectativa na Escola: as crianças correm para receber como "mulheres da mala". 

O Projeto, criado em março de 1997, pode ser estendido para outros produtos a partir do ano que vem. "Já recebemos convites, mas precisamos de mais pessoas para levar o Projeto para outras crianças", diz Mirian. Como professoras querem, agora, criar novos espaços para a leitura infantil e incentivar a própria Escola, para obter a herança do programa com recursos e livros únicos. 

Além do trabalho das três coordenadoras, o Projeto Mala de Leitura tem a participação da bibliotecária Flávia Filomena e monitora da Faculdade de Educação Elessandra Ribeiro.

Priscila Cirino