Universidades lançam canal de TV a cabo

Universidade reforça laços com a Espanha

Almoço comemorou resultados alcançados pelo Programa de Cooperação Inter-universitária (PCI)

Um almoço de confraternização, realizado no dia 3, no salão Ocre do Restaurante Setorial II, reunindo professores e estudantes do Brasil e da Espanha, para comemorar o sucesso do Programa de Cooperação Interinstitucional (PCI), que, no segundo semestre, enviado à UFMG oito alunos e três professores da terra de Dalí. A iniciativa é o governo espanhol e busca ampliar o intercâmbio acadêmico e cultural entre os dois países. 

A vice-reitora Ana Lúcia Gazzola ressaltou a importância do programa: "É preciso internacionalizar a graduação. O contato com outras culturas é essencial para a formação de profissionais e cidadãos". 

No primeiro semestre, seis alunos e quatro professores da UFMG, várias áreas do conhecimento, desenvolver atividades em universidades espanholas. O professor Walter Duarte Costa, do IGC, esteve no passado na Universidade de Alcalá de Henares e conta que a experiência foi muito rica, tanto técnica quanto cultural. Lá, ele fez um estudo sobre a contaminação de águas subterrâneas. Agora, Walter está hospedando o engenheiro civil Javier Quero Garcia, da Universidade Politécnica de Madri, que chegou ao Brasil em agosto e criou duas palestras para colegas brasileiros. 

Os professores da UFMG atuam como instrutores de universitários espanhóis. O professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas Artes, orienta a estudante Helena Gomes, da Escola Complutense de Madri, que está trabalhando com esculturas. "A Espanha é um pólo de importância artística", diz Fernandino. A estudante Rosa Martínez, formada em Letras pela Universidade de Valência, está dando aulas de espanhol no Cenex de Fale. "Queremos formar grupos de contos para levar às pessoas um pouco da literatura espanhola", informou.

Convênios

Recentemente, uma Universidade assinou convênios com diversas instituições do Brasil e do mundo, com o objetivo de intensificar o intercâmbio acadêmico. Dentre elas, destacam-se: 

. Fundação Eduardo dos Santos, da República de Angola 

. Universidade Nacional de Cuyo, Argentina 

. Universidade de Montreal, Canadá 

. Universidade Técnica de Budapeste, Hungria 

. Universidade Católica de Louvain, Bélgica 

. Fundação Calouste-Gulbenkian, Portugal 

Assessoria de Cooperação Internacional: 499-4025/499-4026

                                                                Na terra de Dalí

"Cheguei à Espanha em fevereiro de 1997 para uma atividade de significado especial: estudar Arte Contemporânea no país de Picasso, Miró, Gaudi e Dalí. Convivi com europeus, asiáticos, africanos e latinos e percebi que a amizade costuma ser mais fácil com pessoas de culturas diferentes, embora as rixas nacionais continuem existindo. 

O mais importante é não deixar que o nacionalismo impeça um relacionamento multicultural, algo que a Europa busca hoje, ainda que só regionalmente."

Rita Lages Rodrigues, aluna de História da Fafich

Maurício Silva Júnior