Exposições reabre saguão da Reitoria

Simpósio discute comunicação nas universidades

Um simpósio organizado pela Universidade de São Paulo (USP), no final de setembro, concluiu que a grande maioria das universidades brasileiras ainda carece de uma política global de comunicação para promover a almejada interação entre o meio acadêmico, a opinião pública e a sociedade em geral. Com a presença do reitor da USP, Jacques Marcovitch, professores e profissionais de imprensa, relações públicas, rádios e TVs universitárias discutiram o papel estratégico da comunicação na "nova" universidade que emergirá na chamada sociedade da informação.

"As instituições universitárias terão que valer-se de uma política de comunicação integrada que privilegie a efetiva socialização do conhecimemento científico, tecnológico e cultural por elas gerado", disse a professora Margarida Kunsch, livre-docente da Escola de Comunicação e Artes e assessora da Coordenadoria de Comunicação Social da USP, organizadora do encontro.

Patrocinado pela Folha de S.Paulo, com o tema "A Comunicação Integrada na Universidade", o simpósio examinou as inovações tecnológicas a serviço da comunicação nas universidades, o papel dos veículos de comunicação institucionais, as novas perspectivas criadas pelas TVs universitárias e o mercado publicitário para esses veículos. Acatando sugestão do diretor de comunicação da UFMG, João Bosco Jardim, os participantes decidiram realizar o próximo simpósio em Belo Horizonte, em setembro de 1999.