As repercussões na UFMG das medidas econômicas do governo

Prêmio Minas vai financiar projetos culturais em 99

Edição deste ano bateu recorde de inscritos e foi marcada pela qualidade dos trabalhos

A edição 99 do Prêmio Minas de Cultura deverá conceder bolsas de estudos para projetos em áreas culturais, como artes cênicas, música e folclore.

Esta é uma das principais novidades do Prêmio, que foi retomado este ano, numa parceria entre o governo do estado e a UFMG, depois de interrupção de quatro anos. Pela primeira vez, o concurso destinará recursos para projetos de outras áreas, o que se repetirá sempre nos anos ímpares. Em seus 24 anos de história, o Minas de Cultura sempre premiou obras literárias, que agora passam a ser contempladas nos anos pares.

Os vencedores das seis categorias da edição 98 (box) foram anunciados no dia 13 de setembro, em entrevista coletiva concedida pelo secretário de Cultura, Otávio Elísio, e pela vice-reitora Ana Lúcia Gazzola. Cada um embolsou R$ 15 mil, mesmo valor pago pelo Prêmio Nestlé de Literatura, um dos mais tradicionais do país.

Os vencedores foram escolhidos entre 4.100 inscritos, número que superou todas as expectativas da organização. "Atingimos um público maior que o das edições anteriores do concurso, por causa da ampla divulgação na televisão, rádio, jornais e folders", disse o professor Paulo Henrique Ozório Coelho, assessor de Ação Cultural da UFMG. Na edição de 94, a última antes da interrupção, foram inscritos 2.280 candidatos.

Além da quantidade, o concurso também primou pela qualidade. "Os trabalhos foram bastante elogiados pelo jurados", destaca Paulo Henrique. O júri foi formado por 18 integrantes, todos de renome na produção e crítica literária brasileira, como Luiz Vilela, Alcione Araújo, Wander Melo Miranda e Eneida Maria de Souza.

Os vencedores

. Prêmio Guimarães Rosa (romance ou novela)

A República dos Bugres - Ruy Reis Tapioca (RJ)

. Prêmio Henriqueta Lisboa (literatura infantil)