UFMG abrirá “janela de oportunidades” no Pará

Atividades para o público externo encerram Semana de Iniciação

A grande atração do último dia da Semana de Iniciação Científica foi um réptil. A jibóia do laboratório de Bioquímica do ICB fez sucesso entre os visitantes, na sua maioria crianças, que estiveram no campus da Pampulha no dia 31 de outubro. Além dos esclarecimentos sobre venenos e toxinas, muitas pessoas que se animaram a vir à Universidade sob a forte chuva de sábado assistiram a palestras sobre a Internet II, os Novos Avanços do Telescópio Hubble, as Epidemias Contemporâneas e a relação entre Humor e Ciência.

Outra atração foi a Gerais Big Band, da Escola de Música, que se apresentou na Praça de Serviços. O visitante Flávio Longhi trouxe a filha de quatro anos para ver as atrações:

"Percebo que se a Universidade não fosse pública, não teria condições de fazer um show tão bonito e ainda gratuito".

A 7ª Semana de Iniciação Científica foi encerrada com a premiação dos trabalhos selecionados. O Pró-Reitor de Pesquisa, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, ressaltou a importância dos pesquisadores iniciantes. Comparou-os aos times "dentes-de-leite" do futebol que facilitam a identificação de talentos com vistas à formação dos futuros craques. Na Universidade, eles serão fortes candidatos à pós-graduação e à pesquisa de ponta. "A Iniciação Científica desperta a dúvida no estudante, ou seja, forma pessoas questionadoras, que serão a mola-mestra do conhecimento", afirmou Beirão.

Alexandra Leite