UFMG estréia na TV Universitária

Governo do Estado e UFMG criam pólo de cinema

Em solenidade realizada, no dia 13 de novembro, no Palácio da Liberdade, o governador Eduardo Azeredo, o secretário de Cultura Octávio Elísio e a vice-reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzola, assinaram convênio para a criação do Pólo Mineiro de Cinema e Vídeo, iniciativa que prevê a retomada da produção cinematográfica no estado. "A Universidade deve atuar em diversas áreas, cedendo recursos humanos e aprimorando seus serviços", disse a vice-reitora. Também esteve presente na cerimônia o professor Evandro Lemos, do departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas-Artes, que coordenará na UFMG os trabalhos relacionados ao Pólo. 

"Estamos realizando um antigo sonho dos produtores de cinema, vítimas de sérias dificuldades quando o Governo Collor acabou com a Embrafilme", afirmou Octávio Elísio. O secretário de Cultura destacou a importância da parceria com a UFMG, que cederá professores especializados e será responsável pela infra-estrutura de laboratórios. Os recursos para o Pólo virão do Fundo Estadual de Apoio à Indústria Cinematográfica (Feiac), criado pela lei 12.336/96. Com dotação inicial de R$ 3 milhões, o Fundo será alimentado com verbas oriundas de isenção fiscal proporcionada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

O Pólo também incentivará a organização de festivais de cinema e vídeo, a implantação de centros culturais e a revitalização de salas de exibição no interior mineiro. A Rede Minas passará a exibir semanalmente o programa Curta Minas, além de ampliar o espaço dedicado ao cinema mineiro nos programas Agenda e Cine Magazine. Através de outra parceria, a Fundação Clóvis Salgado irá incluir filmes mineiros de curta-metragem na programação da sala Humberto Mauro. 

Durante a cerimônia, foi oficializada a criação do Prêmio mineiro de estímulo à produção de curta-metragem. O cineasta Paulo Augusto Gomes, presente à cerimônia, sublinhou que o Pólo será uma ferramenta indispensável para viabilizar as produções mineiras. "Todo incentivo que consolide Minas como produtora de cinema só merece elogios", afirmou.

Maurício Silva Júnior