UFMG estréia na TV Universitária

Semana de eventos comemora 30 anos da Faculdade de Letras

Um extenso programa de palestras e mesas-redondas marcou a celebração dos 30 anos da Faculdade de Letras (Fale), na semana passada. A data oficial, 23 de novembro, foi comemorada durante a III Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SevFale), aberta no dia 16 pela vice-reitora Ana Lúcia Gazzola. 

Na sessão inaugural, a trajetória da Fale no ensino, pesquisa e extensão, desde o antigo curso de Letras da Faculdade de Filosofia, foi relembrada pela primeira diretora, Ângela Vaz Leão, em mesa-redonda que teve a participação da Professora Emérita da UFMG Solange Ribeiro de Oliveira e da atual diretora Eliana Amarante de Mendonça Mendes.

A força da extensão

Com seis departamentos (Letras Anglo-Germânicas, Semiótica e Teoria da Literatura, Letras Clássicas, Lingüística, Letras Vernáculas e Letras Românicas), a Faculdade de Letras possui 3.500 alunos matriculados em cursos de extensão. Essa condição excepcional — o maior alunado de extensão entre todas as unidades da UFMG — tem importantes conseqüências para suas atividades. "A verba captada permite investimentos em laboratórios, financiamento de publicações, pagamento de estagiários e apoio à participação de docentes em congressos", disse a diretora Eliana Amarante. 

A Fale mantém ainda 1.500 alunos na graduação e 300 na pós-graduação. Seu corpo docente tem 115 professores e seu quadro técnico-administrativo é constituído de 48 funcionários.

Contribuições 

Alguns dos novos cursos recentemente implantados pela UFMG terão participação ativa de docentes da Fale. Artes Cênicas, por exemplo, terá seis disciplinas lecionadas por professores da Unidade. Obrigatórias para os alunos de teatro, essas disciplinas serão optativas para os estudantes de Letras. 

Também o curso de Fonoaudiologia terá no seu currículo a disciplina de Fonética, oferecida pelo departamento de Lingüística. 

A Fale é uma das grandes impulsionadoras do ensino a distância na UFMG. Alunos de graduação e funcionários já estão tendo aulas de Inglês a distância. Em breve, cerca de 80 funcionários começarão a ter aulas de Redação, também com base nessa nova metodologia de ensino. 

Leia sobre os 30 anos do Icex na próxima edição.