UFMG já tem proposta de autonomia

Empresários serão estimulados a usar o supercomputador

Cerca de cem empresários mineiros participarão, nesta quinta-feira, dia 10, na Fiemg, do seminário Supercomputador: elemento de competitividade industrial. Fruto de uma parceria da UFMG com a Fiemg, a Usiminas e a Finep, o encontro tem por objetivo mostrar que a utilização do supercomputador instalado na Universidade pode dar às empresas um diferencial no mercado. "Haverá cinco palestras, três das quais com exemplos de uso da supercomputação na Usiminas, na Fiat e na Biobrás", informou o professor Márcio Bunte, assessor de Tecnologia da Informação da UFMG. 

As palestras servirão para mostrar as diversas possibilidades de aplicação dessa tecnologia em várias áreas de trabalho, sobretudo em ambientes de alta competitividade. A UFMG e os empresários querem motivar o estabelecimento de novas parcerias e a transferência de tecnologia da Universidade para as empresas. 

Segundo o assessor de Tecnologia da Informação, outros setores da sociedade também serão estimulados a participar de parcerias desse tipo, uma vez que o supercomputador instalado no Icex tem capacidade para atender a mais de uma centena de usuários.