UFMG já tem proposta de autonomia

UFMG bate recordes de treinamento

Cursos oferecidos aos servidores não serão afetados pelos cortes de verbas orçamentárias

Uma boa notícia. Os cursos de capacitação e requalificação oferecidos desde agosto deste ano aos funcionários técnicos e administrativos da UFMG não sofrerão qualquer prejuízo, mesmo com a implementação dos cortes orçamentários anunciados pelo governo federal. Com isso, até o final do segundo semestre letivo serão capacitados 1.231 servidores em cursos de Informática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Treinamento Introdutório. 

Outros 50 alunos continuarão o supletivo de 2º grau, 32 estarão concluindo curso de alfabetização e 40 dirigentes terão participação assegurada no curso de Gestão Estratégica. "Em nenhuma outra época a UFMG promoveu um número tão elevado de treinamentos próprios num intervalo de tempo tão curto", afirma a assessora especial de Recursos Humanos, professora Terezinha Gontijo. 

O programa de capacitação e treinamento, segundo a assessora, será oferecido continuamente, como parte de um projeto geral de formação para a cidadania. A atual gestão, diz, pretende treinar, anualmente, pelo menos 20% do corpo técnico e administrativo da UFMG: "Nos próximos anos vamos nos esforçar mais intensamente no treinamento gerencial, com a perspectiva de melhorar o desempenho e otimizar o uso de recursos, numa preparação para a autonomia". 

Financiamento

Os recursos que financiam o treinamento e a capacitação dos servidores provêm, prioritariamente, de percentual recolhido para este fim dos cursos de especialização e das prestações de serviço realizadas pela Universidade, de acordo com resoluções do Conselho Universitário. "Como esses recursos não fazem parte dos que nos são repassados pelo MEC e sim dos que a UFMG obtém por captação própria, o financiamento não será afetado pelos cortes de orçamento anunciados pelo governo", diz a assessora de Recursos Humanos.

Matrícula sem taxa

Estão sendo oferecidos cursos nas áreas de Informática (Iniciação, Excel, Access, Word, Power-Point, Unix, Rede, etc.), Treinamento Introdutório, Segurança no Trabalho, Inglês (Básico, Avançado, Inglês para Motoristas), Português (Instrumental/Aspectos Gramaticais) e na área de Gerência. Além disso, foram oferecidas vagas para servidores em curso a distância de Redação em Língua Inglesa. Ênfase especial está sendo dada à área de Informática, por iniciativa da Assessoria de Tecnologia da Informação, com a participação do Cecom. 

Para o início de 1999, como novidades, além da oferta dos cursos na área de Gestão, está sendo programada a oferta de novos cursos a distância. Deverá também ser ampliada a participação dos servidores técnicos e administrativos em disciplinas isoladas. "Haverá um grande número de vagas disponíveis a cada semestre em diversas disciplinas e os servidores terão acesso a elas através de matrícula sem pagamento de taxa", informa Terezinha Gontijo.