UFMG tem programa de ação ambiental

Ambiente tem assessoria especial

Quando o assunto é meio ambiente, a preocupação da UFMG não se restringe ao destino de seu lixo. Para estabelecer uma articulação institucional em torno do tema, que vinha sendo tratado isoladamente por unidades acadêmicas e administrativas, o reitor Sá Barreto criou, em agosto, a Assessoria Especial de Ação Ambiental. À frente da nova assessoria, o professor Rogério Parentoni, do ICB, explica que a UFMG possui um conjunto expressivo de pesquisas em diferentes dimensões da questão ambiental. Na opinião do professor, isso demonstra a necessidade de uma ação articulada, não só para a produção de conhecimento interdisciplinar, como também para atender a demandas da sociedade. 

Parentoni observa que a partir do acordo Agenda 21 para o Meio Ambiente, o interesse pelos estudos ambientais cresceu em todo o mundo, o que aumentou a destinação de verbas para pesquisas na área. "Um projeto bem articulado é mais elegível para buscar recursos de alta monta do que projetos isolados", diz. 

Entre as atividades previstas para a Assessoria Especial de Ação Ambiental, Parentoni pretende formar um Centro Interdisciplinar de Estudos e Aplicações Ambientais, construir um banco de dados com todos os grupos de pesquisa em meio ambiente existentes na UFMG e criar cursos de extensão e de pós-graduação.

Projetos e sugestões podem ser enviados à Assessoria através do e-mail wasp@dedalus.lcc.ufmg.br