Hospital das Clínicas reserva recursos para reforma do Borges

Abertas as inscrições ao Prêmio Fundep

Valor da premiação, que acontece a cada três anos, aumentou de 3 mil para R$ 10 mil

Os pesquisadores da UFMG ganharam um estímulo a mais para concorrer à oitava edição do Prêmio Fundep. O Conselho Curador da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa decidiu aumentar de 3 mil para R$10 mil o valor da premiação destinada a professores que tenham construído uma obra de comprovado valor científico nas áreas de Saúde, Humanidades e Artes, Tecnologias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Vida.

Os candidatos ao Prêmio, que é concedido a cada três anos, são indicados por ex-premiados e pelas unidades acadêmicas, através de suas congregações. As sugestões de nomes devem ser justi-ficadas por escrito e entregues até 30 de abril ao gabinete do Reitor. Elas serão encaminhadas às comissões técnicas de cada área, formadas por cinco especialistas de renome, indicados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). 

As comissões escolherão dois nomes, que serão submetidos a um júri composto pelo reitor Sá Barreto, pelos pró-reitores de Pesquisa, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Pós-Graduação, Ronaldo Barbosa, Graduação, José Nagib Cotrim Árabe e Extensão, Edison José Corrêa e pelo presidente do Conselho Curador da Fundep, Ênio Cardillo Vieira, além dos membros de cada Comissão Técnica. O resultado final será conhecido até 21 de agosto. A premiação ocorrerá em setembro.

                                                              Os premiados

Criado em 1987, o Prêmio Fundep contemplava inicialmente uma única área do conhecimento por ano. Em 93, depois que todos os ramos haviam sido premiados, o Prêmio passou a ser concedido a cada três anos para todas as cinco áreas do conhecimento na mesma edição. Eis a relação:

 

1987: Ângelo Machado, ICB - Ciências Biológicas e da Saúde 

1988: Álvaro Apocalypse, Escola de Belas Artes - Letras, Artes e Biblioteconomia 

1989: Magda Becker Soares, FaE - Ciências Humanas e Sociais 

1990: Ramayana Gazzinelli, ICEx - Ciências Exatas, Informática e da Terra. 

1991: Evando Mirra de Paula e Silva, Escola de Engenharia - Engenharia e Tecnologia 

1993: Cláudio Pinto de Barros, Escola de Engenharia - Engenharia Tecnologia 

José Alberto Magno de Carvalho, Face - Humanidades e Artes 

1996: Mário Alberto Perini, Fale - Humanidades e Artes 

Francisco César de Sá Barreto, ICEx- Ciências Exatas e da Terra 

Marcus Vinícius Gomez, ICB - Ciências da Vida