Universidade entrega a Saramago Doutor Honoris Causa

Universidade entrega a Saramago Doutor Honoris Causa

Será nesta quinta-feira, dia 29, a entrega do título de Doutor Honoris Causa da UFMG ao escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura de 1998. Ele recebe o diploma das mãos do reitor Sá Barreto em sessão pública e solene, às 15 horas, no auditório da Reitoria. Saramago será saudado pelo professor da Faculdade de Letras e diretor da Editora UFMG, Wander Melo Miranda. Após uma cerimônia na Reitoria, o escritor lança o segundo volume do livro Cadernos de Lanzarote , no Palácio das Artes, às 20 horas.

Doutor Honoris Causa é o mais importante título concedido pela Universidade. O primeiro a receber foi o jurista Carvalho Mendonça, em 1928. Desde então, outras 12 personalidades foram agraciadas com honraria. Em mensagem enviada ao Reitor, aceitando o convite para receber o título, Saramago falou da alegria em ter seu nome ao lado da poeta Carlos Drummond de Andrade e arquiteto Oscar Niemeyer. 

Desde que recebeu o Nobel, em outubro do ano passado, o escritor vem cumprindo uma extensa agenda em vários países. Sua passagem pelo Brasil inclui compromissos no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Em meio a essa roda-viva, Saramago revelou que não consegue mais escrever. "Virei um profissional da palavra oral, um prolífico rebatedor de perguntas", disse, referindo-se ao assédio da imprensa após a conquista do Prêmio Nobel. 

Belas-Artes volta a restaurar obras da operadora Tiradentes

Vinte e um ano depois, como as primeiras obras restauradas pela Escola de Belas Artes (EBA) voltam à unidade para novo trabalho de recuperação. São 13 telas e um painel do pintor fluminense Dakir Parreiras, além de uma tela do seu pai, Antônio Parreiras. As obras, datadas de 1926, representam a opereta Tiradentes .

Página 8