Farmácia comemora 100 anos

Álbum de familia

UFMG e Ministério da Saúde lançam ferramenta que mapeia histórico familiar.

“Família! Família! Papai, mamãe, titia! Família! Família! / Vovô, vovó, sobrinha / Janta ao longo de todo o dia, nunca perde essa mania ... / Mas quando é que ela fica doente / Procura uma farmácia de planta / O choro não é necessário / Assim não dá para ver a televisão ... / Família! Família! / Cachorro, gato, galinha. / Vive junto todo dia nunca perde essa mania ... ”. Os versos são da música Família, sucesso dos anos 80 da banda Titãs. Eles retratam o cotidiano de uma família-padrão, com suas interações e angústias.

Esse estudo inspirou os pesquisadores da UFMG a desenvolver um software de código livre cujo objetivo é auxiliar profissionais da área de saúde e estudantes no processo de treinamento e educação permanente. Trata-se de uma ferramenta gratuita denominada Álbum de Família - Genograma, desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina, em parceria com o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG. A iniciativa trata da elaboração de genogramas .

O Álbum de família será lançado nesta quarta-feira, dia 24, às 11h, na Faculdade de Medicina junto com o livro A Família como foco da atenção iniciada em saúde. A ferramenta já está disponível em albumdefamilia.nescon.medicina.ufmg.br .

Segundo o professor Edison Corrêa, vice-coordenador do Nescon e coordenador do Álbum de Família - Genograma, uma iniciativa criada para dar suporte aos alunos do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). “Sentimos que havia a necessidade de profissionais de saúde compreenderem o conceito de família, suas configurações e formas de organização, e como isso é processado antigamente e hoje”, conta o professor. A ideia de criar uma ferramenta própria surgiu quando uma equipe do Nescon trabalha em pesquisas que resultam em um livro A família como foco de atenção inicial na saúde. “Descobrimos que, entre as ferramentas de abordagem já conhecidas, havia algumas em inglês e a maioria não é gratuita. Suas versões também não permitem a construção de um genograma detalhado ”, argumenta Corrêa.

Facilidades

Permitido ou genograma usado na prática clínica diária em terapias familiares, atenção primária à saúde e em pesquisas sobre a família. Os profissionais de saúde desenham manualmente e arquivam o material no prontuário do paciente, mas as figuras nem sempre ficam muito claras, dificultando as alterações e o compartilhamento das informações. O software desenvolvido pela UFMG facilita as respostas dos dados ao apresentar uma maneira realista de fazer uma revisão do passado familiar e dos problemas de saúde. “Nossa intenção foi facilitar a criação, manipulação e compartilhamento do genograma”, esclarecer Corrêa.

Outra vantagem destacada pelo coordenador é a democratização do acesso. “O próprio paciente pode acessar o Álbum de Família, desenhar seu genograma, fazer cruzamentos do histórico de seus pais, identificar problemas de saúde e levar para o médico”, explica.
Desenvolvido com recursos do Ministério da Saúde, uma ferramenta mantém seus códigos abertos, ou permite que outras instituições possam adotar-se e realizar adaptações de acordo com suas necessidades. “Só não abrimos mão de manter uma linguagem simples e acessível, de qualquer forma que possa construir seu genograma, e não apenas profissionais de saúde ou estudantes”, pondera Edison Corrêa. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail albumdefamilia@nescon.medicina.ufmg.br.

O genograma e a saúde da família

Popularizado pelos pesquisadores Monica McGoldrick e Randy Gerson, o genograma tem sido usado em ambientes de atenção à saúde desde 1985, com ampla aplicação em saúde da família. Pode ser usado para caracterização e registro de grupos familiares na Estratégia de Saúde da Família (ESF), para facilitar ações de promoção da saúde da comunidade e prevenção de agravos. Também permite que as respostas ao processo de amamentação e às principais enfermidades que acompanham os membros de uma família, facilitando a prescrição de terapias.

Zirlene Lemos