As aparências enganam

Varredura por sonda

O Centro de Microscopia da UFMG está recebendo propostas de pesquisadores da UFMG na área de Ciências da Vida interessados em usar o microscópio AsylumCypher ES, equipamento de varredura por sonda recentemente instalado.

Segundo o professor do Departamento de Física Bernardo Neves, responsável pelo equipamento, o objetivo da chamada é qualificar as equipes do Centro de Microscopia e ampliar o uso do microscópio por meio de caracterização de amostras e análises de propriedades de células e outros elementos biológicos.

Serão selecionados até cinco projetos com duração máxima de seis meses. As propostas devem ser enviadas até 30 de setembro para o endereço ssgerais@microscopia.ufmg.br, por meio do qual podem ser obtidas mais informações.

Tai chi chuan

O Instituto Confúcio da UFMG oferece, até dezembro, curso gratuito de tai chi chuan no campus Pampulha. As aulas são realizadas às terças e às quintas-feiras, em dois locais: na Faculdade de Letras, ao lado do Auditório 1007, das 8h às 9h, e na Praça de Serviços, das 9h20 às 10h20.

O tai chi chuan é uma arte marcial chinesa, conhecida como a parte interna do kung fu. Baseada em sequências de movimentos suaves, sem muito impacto, a atividade procura fluir o chi (energia) pelo interior do corpo, trabalhando no fortalecimento dos músculos e tendões, respiração e coordenação motora. A técnica ensina também a usar a força do adversário a favor do movimento. Sua prática é indicada no tratamento de algumas lesões físicas, de problemas psicológicos e hormonais.

Para participar, basta comparecer ao local de preferência. Recomenda-se o uso de roupa confortável.

Plantas medicinais

Saint-Hilaire
Saint-Hilaire Domínio público/https://commons.wikimedia.org/

Aspectos relacionados a biotecnologia, cultivo e melhoramento, controle de qualidade, desenvolvimento tecnológico, etnobotânica, etnofarmacologia, -fitoquímica, história natural e saúde pública serão discutidos em conferências e -mesas-redondas, a partir -desta quarta-feira, 21, no Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, que será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte. Organizado pelo Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (-Ceplamt), pelo Departamento de Química e pela Faculdade de Farmácia da UFMG, o evento comemora os 200 anos da chegada ao Brasil do naturalista francês -Auguste de -Saint-Hilaire, que descreveu centenas de plantas úteis e medicinais nativas do Brasil no século 19.

A conferência de abertura, Auguste de Saint-Hilaire e o -patrimônio imaterial do Brasil, às 19h30 do dia 21, será proferida pelo promotor Marcos Paulo Souza-Miranda, da -Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do Ministério Público de Minas Gerais. Na mesma solenidade, será lançado o livro Saint-Hilaire: um botânico francês no Brasil.

Potenciais para agroecologia

No próximo dia 26, às 9h, a Faculdade de Farmácia vai receber o pesquisador Valdely Ferreira Knupp, do Instituto Federal do Amazonas, que vai ministrar palestra sobre Plantas alimentícias não convencionais e seus potenciais para a agroecologia e a soberania alimentar e nutricional. Aberto ao público, mas com vagas limitadas, o evento será realizado na sala 3061, bloco 3.

Knupp é doutor em fitotecnia-horticultura e atua na pesquisa e divulgação de plantas alimentícias não convencionais (Panc). Seus temas de interesse são recursos genéticos vegetais, segurança alimentar, florística, olericultura (hortaliças não convencionais) e agroecologia.

Políticas climáticas e florestais

A Escola de Engenharia vai realizar, nesta semana (21 a 23), workshop que tem o objetivo de aprofundar o debate sobre os desafios da mitigação e da adaptação às mudanças climáticas no Brasil, com ênfase em quatro questões relacionadas: água, energia, resíduos e agropecuária.

Com o tema Desafios da implementação das políticas climáticas e florestais no Brasil: em busca de uma visão transdisciplinar, o evento contará com a participação de pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação da UFMG e de outras universidades e demais interessados. A programação inclui três palestras, três painéis e quatro sessões para apresentações de trabalhos. O workshop é organizado pelos professores Raoni Rajão e Francisco Antunes Lima, do Departamento de Engenharia de Produção.

Empreendedorismo

As cinco experiências de FabLabs (-ambientes de inovação) da capital mineira serão apresentadas nesta quarta-feira, 21, a partir das 14h, no campus Pampulha, no 1º Simpósio de Ambientes de Inovação de Belo Horizonte. De acordo com os organizadores, o objetivo é apresentar à comunidade acadêmica os desafios e oportunidades dessas iniciativas, nos âmbito local e global, e a necessidade de aumentar a sinergia entre graduação, pós-graduação, empresas juniores e ecossistema de inovação.

Na abertura do evento, será -inaugurado o Laboratório de Inovação, Prototipagem e Simulação (Lips-UFMG). A programação inclui palestra do professor Evaldo Vilela, presidente da Fapemig, sobre a proposta da Fundação de promover uma cultura de inovação nos cursos de graduação, e a mesa-redonda Sinergias necessárias para a criação de um ambiente de inovação transdisciplinar, com a participação, entre outros, dos professores da UFMG Eduardo Valadares, Gilberto Medeiros, Ricardo Takahashi, Omar Paranaíba e Ado Jorio – que atuará como moderador.

Erramos

Cid velloso

O professor Cid Velloso, que morreu no último dia 9, foi reitor da UFMG na gestão 1986-1990 e não no mandato 1994-1998, informação publicada no BOLETIM na edição 1956. A correção já foi feita na versão digital da publicação.