Multiplicação dos peixes

As amigas da música

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta no campus Pampulha em comemoração aos 90 anos da UFMG

Primeira e única apresentação da Filarmônica na UFMG, em 2009
Primeira e única apresentação da Filarmônica na UFMG, em 2009 Andre Fossati

Nesta terça-feira, dia 13, o pôr do sol será a senha para a comunidade acadêmica se achegar ao gramado da Reitoria. Como uma das atividades em comemoração de seus 90 anos, a UFMG vai receber, às 18h30, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, para um concerto aberto não apenas à comunidade acadêmica, mas a toda a população da cidade. Organizada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a apresentação integra a série Concertos na praça, que tem o objetivo de popularizar a música erudita e formar plateias, com apresentações abertas e ao ar livre.

“Tocar ao ar livre é sempre uma alegria muito grande. São oportunidades de apresentar a orquestra para novos públicos e de aproximar as pessoas da música clássica. Nessas ocasiões, procuramos executar algumas obras mais conhecidas”, explica Marcos Arakaki, regente associado da orquestra. São os casos de O aprendiz de feiticeiro, do francês Paul Dukas (1865-1935), cujo tema ficou muito conhecido no filme Fantasia, de Walt Disney, em 1940, e de Orfeu no inferno: abertura, do franco-alemão Jacques Offenbach (1819-1880), música marcada pelo cancã, a famosa dança que remonta aos cabarés parisienses de meados do século 19.

Completam o programa as peças Uma noite no Monte Calvo, do russo Modest Mussorgsky (1839-1881), e Dança macabra, do francês Camille Saint-Saëns (1835-1921). “A principal preocupação que temos em eventos como esse é a de nos apresentarmos em alto nível, com a mesma qualidade que oferecemos em ambientes fechados”, afirma o maestro, que comandará a orquestra na noite de terça. “Também buscamos fazer uma apresentação didática, interativa. Em vários momentos, apresentamos separadamente os instrumentos, os músicos, detalhes das peças. Para nós, participar das comemorações do aniversário da UFMG é motivo de satisfação e orgulho.”

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida ressalta que a realização do concerto parte da premissa de que, para a UFMG, a cultura é um direito e, como tal, deve ser universalizado. “A cultura tem ocupado papel de destaque no cotidiano dos campi da UFMG. Ela é uma dimensão fundamental da formação dos nossos estudantes. Em razão disso, entre os vários eventos concebidos nessas comemorações, estão aqueles que reconhecem o potencial reflexivo e transformador da cultura e das artes como produção de conhecimento”, enfatiza.

Prata da casa

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais conta com 90 músicos de 17 nacionalidades. Dez deles se graduaram na UFMG: Arthur Vieira Terto (primeiros violinos); Marcelo Nébias (violas); Marcelo Cunha (contrabaixos); Alexandre Braga (flautas); Ney Campos Franco (clarinetes); Wagner Mayer e Renato Lisboa (trombones); Eleilton Cruz (tuba); Sérgio Aluotto e Werner Silveira (percussão). 

A apresentação na UFMG marca também a comemoração da décima temporada da orquestra, cujas atividades começaram em fevereiro de 2008. Em maio de 2009, ela se apresentou na UFMG, em formação completa, pela primeira e única vez.

Se O aprendiz de feiticeiro inspirou filmes e outras produções artísticas nas décadas que se seguiram, essa composição de Dukas do século 19 foi inspirada, por sua vez, em um poema homônimo de Goethe, escrito no fim do século anterior – que, da sua parte, retomou em seus versos uma história de Luciano de Samósata, escritor que viveu no Império Romano, no longínquo século 2. 

A história pode ser lida no volume Os amigos da mentira, em tradução adaptada de Jacyntho Lins Brandão, professor da Faculdade de Letras, que ainda alerta: Luciano também pode não ser o autor dessa história, que talvez já corresse de boca em boca, sabe-se lá desde quando.

Filarmônica na UFMG

Data: 13 de junho de 2017

Horário: 18h30

Local: Gramado da Reitoria

Programa:

Uma noite no Monte Calvo, de Mussorgsky

Orfeu no inferno: abertura, de Offenbach

Dança macabra, de Saint-Saëns

O aprendiz de feiticeiro, de Dukas

Ewerton Martins Ribeiro