Riqueza em risco

Microbiologia

Estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e pesquisadores da área de microbiologia podem se inscrever, até o dia 28, no 4º Simpósio de Microbiologia da UFMG, que será realizado nos dias 2 e 3 de outubro, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha.

Com o tema Metabolismo microbiano: saúde, ambiente e biotecnologia, o evento tem o objetivo de integrar a pesquisa científica produzida por discentes e docentes, além de proporcionar a troca de experiências e informações científicas. As inscrições devem ser feitas no endereço https://goo.gl/TLVj69.

Semana da China

O Instituto Confúcio da UFMG promove, de 25 a 29 de setembro, a Semana Cultural da China, com o tema Preservação da saúde. O objetivo é difundir a língua e a cultura chinesas. Serão realizadas as ­palestras O mundo de Lao She: modernidade e tensões sociais, ministrada por Márcia Schmaltz, e Medicina chinesa, por Magnus Lentz Monteiro Boson. A programação inclui também atividades como tai chi chuan, caligrafia chinesa e comidas típicas. O evento será realizado no pátio em frente ao auditório 1007 da Faculdade de Letras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3259.

Centro Pedagógico

Termina em 10 de outubro o período de inscrições para o processo seletivo 2018 para o 1º ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico da UFMG. O procedimento deve ser feito no site da Copeve. Podem participar crianças que nasceram de 1º de abril de 2011 a 31 de março de 2012.

São oferecidas 50 vagas, sendo três para alunos com necessidades especiais. A taxa de inscrição é R$ 65. A seleção se dará por sorteio, no dia 4 de novembro. A relação dos sorteados será publicada  em 7 de novembro no site da Copeve.  Mais informações podem ser obtidas no edital.

Reitor em exercício

Professor José Marcos Silva Nogueira
 José Marcos Nogueira é professor da UFMG desde 1980Foca Lisboa/UFMG

O professor José Marcos Silva Nogueira, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do ICEx, assumiu, na semana passada, o exercício do Reitorado na UFMG. Ele substitui o reitor Jaime Ramírez, afastado por razões pessoais e de saúde.

Como a professora Sandra Goulart ­Almeida, sucessora imediata do reitor, se desincompatibilizou do cargo de vice-reitora para concorrer à Reitoria, José Marcos assume a função de dirigente máximo da instituição por ser o decano do Conselho Universitário, ou seja, o membro do colegiado há mais tempo no exercício do magistério, conforme prevê o estatuto da UFMG.

Ao se reunir pela primeira vez com pró-reitores e assessores, o reitor em exercício afirmou a intenção de cumprir “a missão de manter a universidade em pleno funcionamento”.

Mineiro de Passos, José Marcos Nogueira ingressou na UFMG como aluno do antigo Colégio Universitário, em 1970. Foi estagiário de tecnologia do Centro de Computação (Cecom) e mais tarde assumiu, por concurso, o cargo de analista de tecnologia. Pela UFMG, é graduado em Engenharia Elétrica (1975) e mestre em Ciência da Computação (1979). Em 1985, obteve o grau de doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp. É professor da UFMG desde 1980 e foi um dos fundadores do Departamento de Ciência da Computação (DCC), do qual foi chefe. Foi também coordenador dos colegiados de graduação e pós-graduação.

Suas pesquisas estão concentradas nas áreas de redes de computadores, gerenciamento de redes, redes de sensores sem fio, computação móvel e redes tolerantes a interrupções. Tem experiência em projetos de desenvolvimento de software, particularmente de gerenciamento e supervisão de redes.

Consulta à comunidade

Três chapas foram inscritas para participação no processo de consulta à comunidade da UFMG que vai subsidiar a escolha do próximo Reitorado (2018-2022). A consulta para elaboração de lista tríplice será realizada nos dias 8 e 9 de novembro; se houver necessidade, o segundo turno ocorrerá nos dias 21 e 22 do mesmo mês.

Pela ordem, foram inscritos os candidatos Renato de Lima Santos, da Escola de Veterinária (reitor), e Carmela Maria Polito Braga, da Escola de Engenharia (vice-reitora); Sandra Regina Goulart Almeida, da Faculdade de Letras (reitora), e Alessandro Fernandes Moreira, da Escola de Engenharia (vice); Andrea Mara Macedo, do Instituto de Ciências Biológicas (reitora), e Paula de Miranda Ribeiro, da Faculdade de Ciências Econômicas (vice).

A Comissão Eleitoral funciona na sala 4003 da Reitoria. Contatos podem ser feitos pelo telefone (31) 3409-4426 e pelo e-mail comissaoeleitoral2017@ufmg.br.

Saúde suplementar

A edição 2017 do prêmio 7º IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar tem inscrições abertas até 15 de outubro. A iniciativa é do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), que pretende incentivar a pesquisa na área, reconhecendo trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação – especialização, MBA, mestrado ou doutorado – com qualidade técnica e potencial de aplicabilidade no setor. Serão premiados trabalhos nas áreas de Economia, Direito e Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Gestão em Saúde.

As inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas pelo e-mail premio@iess.org.br. O regulamento e o edital do concurso estão disponíveis no site do IESS. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3706-9747 ou pelo e-mail contato@iess.org.br.